ESCRITA

FURG participa da Red Travesías del Sur na Argentina

Próxima edição do evento acontece em 2024 na FURG

Aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, no Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, o 1º Ateneo de Investigadores Narrativas da Red Travesías del Sur. Foram dois dias intensos de trocas de saberes e conhecimentos a partir da escrita e leitura de cartas com centralidade no processo de investigação narrado pelas pesquisadoras e pesquisadores de pós-graduação de diferentes países da América Latina.

Notícias Relacionadas

A Red Travesías del Sur é fomentada pela história de um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores atuantes em outros grupos de investigação-formação no Brasil, Argentina e Uruguai. É uma rede constituída por cinco instituições públicas brasileiras de ensino superior: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal do Pará (Ufpa), uma instituição pública da Argentina - Universidad de Buenos Aires (UBA) e outra do Uruguai - Universidad de la Republica de Uruguai (Udelar).

A escrita de cartas de investigação, a leitura entre pares, a conversa e a reescrita das cartas convidam a refletir sobre como nos constituímos em redes de formação-investigação docente e nos provocam a pensar outros modos de construção investigativa a partir dos enredamentos vividos por nós.

A FURG integra-se à Red Travesías del Sur, e foi representada nesse evento pelo acadêmico de pós-graduação Jonatan Josias Zisman, Lilian da Silva Ney, técnica administrativa em educação, coordenadora pedagógica da Diretoria Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação e acadêmica do doutorado em Investigación Narrativa y (Auto)biográfica em Educación, pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina, e a professora da FURG Aline Machado Dorneles, pesquisadora coordenadora da Red Travesías del Sur.

O grupo de pesquisa Tramas Narrativas na Educação é coordenado pela professora Aline Dorneles, com encontros periódicos para estudo e conversa sobre a Pesquisa Narrativa na formação docente e no contexto educativo. O grupo promove um espaço de partilha de pesquisas narrativas que nos convidam à reflexão sobre nosso próprio fazer acadêmico, pedagógico, docente, administrativo.

Em 2024, o 2º Ateneo de Investigadores Narrativas da Red Travesías del Sur acontecerá na FURG. Assim como aconteceu na UBA, a IES receberá investigadoras e investigadores narrativos de diferentes países da América Latina.