50 anos

FURG completa seu cinquentenário com resultados positivos no âmbito internacional

Secretaria de Relações Internacionais atua na internacionalização desde 2014

A FURG completou o seu cinquentenário. A instituição foi fundada no dia 20 de agosto de 1969, composta pelas quatro primeiras unidades de ensino superior do município Rio Grande: a Escola de Engenharia Industrial (1955), a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas (1955), a Faculdade de Direito (1959) e a Faculdade Católica de Filosofia (1959). Assim, a universidade foi se construindo e se fortalecendo junto à comunidade riograndina como unidade responsável pela formação profissional e cidadã de excelência e qualidade, voltada para a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento cultural, científico e tecnológico. 

Notícias Relacionadas

Hoje, a FURG conta com 62 cursos presenciais e cerca de 12 mil alunos de graduação matriculados. Além disso, a instituição dispõe de Cursos de Pós-graduação, Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, Cursos de Especialização, Cursos de Residência Médica e Graduação EAD, estendendo sua atuação para as cidades de Santos Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar como forma de promover o desenvolvimento regional e nacional a partir de suas demandas.

Ao longo dos seus 50 anos, a FURG procurou estabelecer-se no cenário nacional e internacional. Foi, então, no ano de 2014, que a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) começou a administrar as bolsas Luso-Brasileiras e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), que representavam os principais métodos de mobilidade internacional da instituição, devido a essa necessidade de especificar e tratar dos processos de internacionalizações relacionados à universidade, os quais eram, anteriormente, de responsabilidade da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).  Com a institucionalização em desenvolvimento, a ampliação das oportunidades de pesquisas de graduação e pós-graduação para os estudantes se transformou significantemente. A Reinter buscou incentivar o progresso intelectual, através da mobilidade acadêmica em outras instituições estrangeiras e, também, da recepção de estudantes internacionais, promovendo a troca de conhecimentos e técnicas que agregam tanto ao corpo estudantil, quanto ao corpo docente da própria instituição.

Os Programas de Mobilidade

A FURG integra, em 2014, as bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, possibilitando a mobilização para, não somente Portugal, como Espanha e alguns países da América Latina. Filipe Botelho Fernandes, estudante de Arqueologia na FURG e amante de história, admite que sua experiência em Portugal o proporcionou uma bagagem cultural que advém da convivência durante um intercâmbio: “Além do ganho cultural, o incremento no currículo de estudar um semestre no estrangeiro, foi um dos principais motivadores para me candidatar ao programa e a preparação para tanto foi árdua. Além de ter vivido em meio a uma cultura bastante diferente da nossa, a proximidade e a facilidade de locomoção na Europa me permitiram conhecer, além de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália. Sendo um apaixonado por história, foi fantástico visitar lugares onde grandes mentes do passado pensaram todo o mundo ocidental”.

Por sua vez, a Reinter procurou integrar o programa de mobilidade entre Brasil e Colômbia (Bracol) no ano de 2015, cujo principal objetivo é estabelecer as condições gerais para promover o intercâmbio entre estudantes de universidades associadas. Dessa forma, o desenvolvimento de uma visão ampliada e mais rica da realidade surge como forma de estimulação intelectual qualificada para o aluno de graduação. Juan Gerez, estudante de Engenharia Civil na FURG, atingiu seu objetivo de desenvolvimento social e profissional por meio da sua experiência de mobilidade em 2019.

“Na minha formação, sempre acreditei que o que faz um engenheiro não é apenas a graduação, mas, também, a formação social do indivíduo enquanto profissional e suas experiências com outras realidades. Isso foi o que mais me incentivou na decisão de realizar o intercambio e, com certeza, essa convivência foi o que mais me agradou na em aspecto de vivência e cultura. Tive a oportunidade de conviver não apenas com colombianos, mas, também, com outras pessoas de intercâmbio de diferentes partes do mundo que ali estavam dispostos a ter uma experiência além da vida acadêmica da universidade”, contou o estudante.

Já, em 2016, o programa de mobilidade entre Brasil e México (Bramex) foi reativado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e adotado pela Reinter, incentivando a mobilidade acadêmica entre os estudantes de graduação dos dois países, possibilitando a construção de experiências interculturais. Isabela Lucini, estudante de Engenharia Bioquímica na FURG, acredita que o seu crescimento pessoal e profissional alcançado, por meio da experiência no México, é resultado da convivência com realidades distintas e culturalmente ricas: “Eu nunca havia saído do Brasil e essa experiência foi completamente apaixonante. O fato de ter vivido em uma casa com outras quatro pessoas que falavam espanhol me fez (e também me obrigou) a aprender bastante o idioma, não só aprendi da cultura mexicana como também aprendi sobre a cultura colombiana e argentina (por conta de que minhas colegas de intercambio vinham destes países). Seria maravilhoso que todos os alunos tivessem a oportunidade de realizar intercâmbio, além dos conhecimentos que adquirimos durante as aulas, o que se aprende conforme convivemos com uma realidade e pessoas diferentes do que estamos acostumados é indescritível”.

Sucessivamente, em 2018, a FURG foi inserida no programa Escala de Graduação, propiciado pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), auxiliando no fortalecimento de sua imagem institucional, expandindo parcerias com instituições da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. A estudante de Relações Internacionais na FURG, Cassia Garcia, relata que seu pensamento reflexivo e sua perspectiva da realidade foram melhores desenvolvidos em sua experiência internacional – concretizada no primeiro semestre de 2019 – através desse programa: “Quero dizer que todos esses seis meses que estive morando na Argentina e cursando Direito na Universidade Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires (Unnoba) foram os melhores possíveis. Minha experiência foi enriquecedora de tal maneira que não somente contribuiu para os âmbitos acadêmico e profissional, como também para o pessoal e cultural. Conviver com estudantes internacionais, aprender sobre novas culturas, uma nova língua e novos métodos de estudo expandiram meus horizontes e, agora, posso afirmar que tenho uma nova visão de mundo”.

Além dos programas aderidos pela FURG, o processo de mobilidade livre – intercâmbio no qual o próprio estudante contata a instituição no exterior – é possível, por meio dos Acordos de Cooperação entre a FURG e a universidade internacional de destino. Ademais, os acordos permitem a colaboração acadêmica em Projetos de Pesquisa, Ensino, Inovação e Extensão entre a FURG e outras instituições estrangeiras, possibilitando o reconhecimento internacional de trabalhos de investigação científica realizados por estudantes e professores da universidade. A mobilidade nacional também é incentivada pela instituição, através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a qual centra-se no desenvolvimento de estágios e cursos curriculares em outras universidades nacionais.

No decorrer de cinco anos de história, a Reinter proporcionou diversas oportunidades estudantis fortalecendo a imagem institucional da universidade no cenário global. De acordo com o Secretário de Relações Internacionais, Milton Asmus, o aumento dessa institucionalização da FURG deve-se ao fato da responsabilização por esse processo em sua política, gerando um posicionamento institucional facilitando as ações. Com a criação da secretaria (Reinter), a facilidade em incorporar-se a programas de mobilidade específicos oportunizou novos contextos para a instituição no cenário mundial. O secretário afirma que para uma maior expansão da internacionalização da instituição, seria importante a qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação em idioma estrangeiro, principalmente o inglês, pois isso atrairia estudantes internacionais não só de países de Língua Portuguesa e Espanhola, mas de distintos idiomas. Além disso, ele propõe condições que impactariam diretamente o interesse de outros estudantes na FURG, como possuir uma estrutura de acolhimento e hospedagem melhor estabelecida e, também, a realização de um trabalho com os grupos de pesquisa da instituição que ainda não possuem atividade de cooperação internacional, mas que possuem o potencial para isso.

Sendo assim, em seus 50 anos de história, a FURG percorreu – e ainda percorre - um avanço científico, social e tecnológico tanto no âmbito nacional, quanto no internacional. A fim de continuar desenvolvendo seus planos de internacionalização, a Reinter busca expandir as oportunidades e estruturar suas condições para que o estudante possa adquirir uma vivência além da acadêmica, como também, um aperfeiçoamento pessoal e culturalmente diversificado, expandindo a sua perspectiva de realidade.