INTERCÂMBIO

Estudante da FURG é selecionada para bolsa integral em Programa Virtual de Indiana University

Aluna de Relações Internacionais é uma das oito beneficiadas para curso internacional com duração de três meses

A empresa Campus b, em parceria com renomadas instituições internacionais, comunicou a seleção final dos estudantes de graduação beneficiados com uma bolsa integral para o intercâmbio de curta duração Virtual International Experiences. Dentre esse resultado, a estudante de Relações Internacionais da FURG, Júlia Eduarda Gouveia, foi uma das beneficiadas para uma bolsa no programa Global Awareness, desenvolvido pela Indiana University, uma das instituições participantes.

Notícias Relacionadas
“É uma oportunidade incrível para estudar em uma universidade de renome internacional, além de conhecer e trabalhar junto a estudantes de diversas partes do globo”, relata Júlia sobre a excelência que se propõe o programa. A oportunidade do intercâmbio de curta duração viabiliza a participação dos estudantes em programas já desenvolvidos pela University of Washington, University of Illinois e Indiana University, com oferta de 34 bolsas integrais, sendo oito destinadas ao programa “Leadership, Business & Communities”, 18 ao programa “Business Honors” e oito ao programa “Global Awareness”. Esse último, selecionado pela estudante da FURG, tem duração de três meses, onde estudantes de graduação da Indiana University trabalharão em parceria com alunos brasileiros de graduação de diversas universidades em um concurso de caso no campo social e da sustentabilidade, tentando resolver um problema oferecido por uma empresa brasileira. “É uma área que venho focando durante a minha trajetória acadêmica e que possuo muito estima em estudar”, explica a graduanda em Relações Internacionais.

Afim de aprofundar seus conhecimentos durante a pandemia da Covid-19, em 2020 Júlia foi selecionada para um curso virtual de introdução à cultura chinesa concedido pelo Grupo Coimbra em parceria com a Hebei Foreign Studies University e divulgado pela Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG. “O curso me permitiu aprender ainda mais sobre o país, aumentando o desejo de aprofundar os estudos sobre a China”, relembra a aluna e acrescenta: “Foi uma experiência única que me proporcionou um verdadeiro intercâmbio cultural”. Ao ser informada através das redes sociais da Reinter sobre a possibilidade de realizar um outro intercâmbio virtual, ela realizou a seleção inteiramente virtual do processo.

Como relembra, a estudante se empolgou em manter a sua proatividade no prosseguimento de seus estudos no formato online frente à pandemia de Covid-19, a qual impossibilitou as mobilidades acadêmicas de maneira presencial. ”A experiência presencial nos daria uma outra perspectiva da oportunidade, mas mesmo com as dificuldades do meio virtual, a tecnologia tem nos possibilitado estudar de diferentes maneiras, mas que não necessariamente percam a qualidade dos estudos pelo formato”, afirma a bolsista.

Nessa perspectiva, Júlia acredita que essa experiência, mesmo que virtual, na renomada Indiana University poderá impactar positivamente a sua trajetória acadêmica e profissional. “Se tratando de um curso de formação, aprendizagem e treinamento, acredito que ao fim do curso terei as aptidões muito mais aprimoradas para encarar o mercado de trabalho com mais confiança” e acrescenta: “Além de aprender mais sobre o eixo da sustentabilidade e social, me permitindo uma verdadeira imersão na área”.