Entre os dias 23 e 26 de julho, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) esteve na Argentina para cumprir agenda referente ao Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior com a Universidad Católica de Santa Fé (UCSF). O projeto entre as duas universidades foi firmado em agosto de 2022, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), consistindo na oferta de uma turma de doutorado no Programa para qualificação de docentes da UCSF.
Grupo de Pesquisa ArteEcos participa de internacionalização
Reitor participou da formatura da primeira turma de pós-graduação em curso conduzido pela FURG e universidade do Uruguai
Professora da FURG integra chapa de diretoria internacional voltada à tecnologia
Além de reuniões, o grupo também participou de encontros com o reitor da instituição, Eugenio Martín de Palma, os decanos (equivalente ao cargo de diretores) da Faculdade de Ciências da Saúde e da Faculdade de Psicologia, os servidores e os docentes dos setores de comunicação social, internacionalização e inteligência artificial.
Segundo Flavio, a agenda durante os dias em Santa Fé foi muito proveitosa. “Os doutorandos argentinos receberam nossa comitiva com muita alegria; a proximidade aumentou a sensação de pertencimento deles à FURG e ao PPGCS. Isso ajudará a manter o bom andamento das atividades e os prazos dos seus projetos de tese”, relatou o professor. Ainda de acordo com o coordenador, outras ações de internacionalização entre as duas universidades serão concretizadas nos próximos meses, incluindo o uso de dispositivos remotos para estratégias educacionais e de pesquisa, além de um novo PCI para a oferta de uma turma de mestrado do PPGCS a professores da UCSF.
Sobre o PCI
Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) são projetos nacionais ou internacionais que implementam turmas temporárias de mestrado (Minter) e/ou doutorado (Dinter) podendo ser acadêmicos ou profissionais. As turmas são conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional, nas dependências de uma instituição receptora. Entre os propósitos dos PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, reduzindo assimetrias regionais, fortalecendo grupos de pesquisa, bem como a qualificação de recursos humanos para atuação no mercado de trabalho.