Participação

Alunas da FURG participam de curso sobre Diálogo Intercultural do GCUB

Atividade se estende até 18 de novembro

Na última quinta-feira, 14 de outubro, iniciaram as aulas do curso virtual de Diálogo Intercultural promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Nesta edição, as aulas ocorrem até 18 de novembro  e a FURG está representada por três alunas.

Notícias Relacionadas
O curso é ministrado pelos professores Mustafa Goktepe, Ahmet Inanç Içen e Fatih Sarba, do Instituto pelo Diálogo Intercultural. As aulas ocorrem em português pela plataforma Zoom, todas as quintas-feiras, das 16h30 às 18h30 (horário de Brasília). O curso tem carga horária de 20 horas, sendo 12 horas de aulas virtuais e 8 horas de atividades extras. Ambas alunas receberão o certificado de participação, após o término do curso.

Para Gêisela Fonseca, estudante de Letras Português/Espanhol, o que a motivou a se inscrever foi seu gosto por ajudar causas sociais e também por se interessar pela cultura indígena. "A primeira aula foi muito incrível, bem esclarecedora. Com certeza vai ser útil em futuros trabalhos com diferentes culturas e/ou povos, no trato com as pessoas, na criação de um diálogo fluido e eficiente", conta.

Já Silvia Francisca Cazaubon, estudante de Administração, buscou o curso para aprofundar seu entendimento sobre este assunto. "Eu achei muito interessante e logo na primeira aula, se abriu um leque de novas visões de diálogo intercultural", explica. A estudante acredita que o conhecimento adquirido servirá para sua vida pessoal, pois tem planos de morar fora do Brasil por um tempo indefinido.

Por sua vez, Sabrina Araújo, que também é aluna do curso Letras Português/Espanhol, recebeu o incentivo de um professor para se inscrever. Assim como Gêisela, ela descreve a primeira aula como incrível e acrescenta que a linguagem trabalhada no curso é de fácil entendimento. Sabrina pretende seguir a área da literatura ou análise do discurso.

Além de promover relações harmoniosas entre membros de comunidades de diferentes culturas, o curso tem como objetivo propiciar a formação de relacionamentos ou parcerias com grupos e organizações que celebram a diversidade e o multiculturalismo. Também busca oportunizar a conexão de pessoas mediante valores compartilhados e em comum; incentivar as pessoas a celebrar a diversidade em suas vidas profissionais e pessoais, organização de debate público; e produzir e disseminar conhecimento sobre o diálogo.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal