AMPLIAÇÃO

UTI Pediátrica do HU-Furg é habilitada pelo Ministério da Saúde

Com habilitação, Unidade dobrará sua capacidade de atendimento

Foto: Divulgação

A notícia da habilitação, por parte do Ministério da Saúde (MS), dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos assuntos tratados na tarde de quarta-feira, 24, em Brasília, pela diretoria do Hospital e reitoria da Furg, em reunião com o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e o vice-presidente, Eduardo Vieira. Também foi celebrada a publicação do edital de convocação, realizada anteontem, de um médico, especialista em cirurgia pediátrica, e de 20 técnicos de enfermagem que atuarão na UTI Pediátrica.

Notícias Relacionadas

Inaugurada em maio de 2017, a Unidade funcionava com cinco leitos, tendo suas despesas custeadas com recursos do Hospital. Com a habilitação, a UTI passará a receber verbas federais para o custeio integral dos procedimentos realizados. Além disso, com a nomeação de novos profissionais, será possível colocar em atividade os 10 leitos disponíveis na UTI Pediátrica.

Conforme a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, com os novos profissionais e recursos, poderemos duplicar a capacidade da UTI, que atende Rio Grande e outros municípios da Região. "Cumprimos todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para o pleno funcionamento de nossa UTI e estamos satisfeitos com essa conquista para a saúde de nossa comunidade", salientou Sandra.

 Infraestrutura

A UTI Pediátrica conta com 10 leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica, em uma área de 221,70m². A equipe multidisciplinar é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na Unidade. No local são atendidas crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

 Outras demandas

A primeira reunião do HU-Furg realizada com a nova presidência da Ebserh também abordou outros temas, entre eles o pedido de nomeação dos demais candidatos aprovados no concurso público nacional da Rede Ebserh nº 01/2018, para atender as demandas de recursos humanos do Hospital. Na ocasião, ainda foi formalizado convite para que o presidente visite o HU-Furg.

De acordo com a reitora da Furg, Cleuza Dias, a reunião foi muito positiva, o presidente da Ebserh mostrou-se muito sensível às demandas apresentadas, ressaltou a importância dos hospitais universitários para a formação de profissionais de saúde e para o atendimento às demandas de saúde da comunidade.

A reunião ainda contou com as presenças do pró-reitor de Planejamento e Administração da Furg, Mozart Martins e do gerente Administrativo do HU-Furg, Tomás Dalcin.

 Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

 

Galeria

2604 UTI Pediátrica do HU-Furg é habilitada pelo Ministério da Saúde

Divulgação