Na semana de volta às aulas, estudantes do campus Carreiros podem fazer testes gratuitos para HIV, hepatites e diabetes. A ação, intitulada "Tem coisa que é melhor saber o quanto antes!", é promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
Conforme a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, a atividade é uma das ações de enfrentamento às doenças infecciosas, destacando-se em Rio Grande o combate ao HIV, hepatites B e C e a sífilis. "Com a identificação da doença é possível tratá-la e o quanto antes iniciar o tratamento maior será a chance de recuperação", salienta Rossana.
São cinco dias de ação; o primeiro nesta quarta, 27, na sala de exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA), próximo ao Centro Convivência, das 9h às 21h. Em março, nos dias 13 e 14, das 13h30 às 16h, a testagem será feita no Ambulatório de Acolhimento do Serviço de Infectologia, no segundo andar do Prédio Anexo do Hospital Universitário, para alunos da Famed. E nos dias 20 e 21 de março, no mesmo local, a ação será direcionada para estudantes da Escola de Enfermagem, também das 13h30 às 16h.
Para realizar os testes é necessário que o aluno apresente um documento oficial que tenha foto (RG, CNH ou passaporte). A testagem é realizada de forma voluntária, não obrigatória e totalmente sigilosa. Todos os resultados serão entregues de forma particular e individual diretamente no SAE Infectologia.
A organização da campanha conta com a parceria do Programa Municipal IST/Aids/HIV, da Faculdade de Medicina (Famed), da Escola de Enfermagem (EEnf) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).