A professora Suzane Gonçalves, do Instituto de Educação (IE), candidata a reitora mais votada no Colégio Eleitoral, e parte da chapa escolhida pela comunidade universitária durante a Pesquisa de Opinião 2024 com mais de 76% dos votos válidos, foi nomeada pela Presidência da república para o cargo de reitora da FURG para o período 2025-2028. A notícia foi veiculada oficialmente por meio de um decreto na edição do dia 4 de dezembro do Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
“Eu destaco a importância de termos um governo federal que respeita o desejo da comunidade universitária e que indica o primeiro nome da lista tríplice. Ficamos surpresos com a antecedência da publicação no Diário Oficial. Isso nos trouxe muita alegria, entusiasmo e tranquilidade para dar prosseguimento no processo de transição, já pensando nos pontos que nos comprometemos ao longo da campanha; de buscar melhoria, qualificação e algumas mudanças que sempre ocorrem quando há uma troca de gestão na Universidade”, apontou a futura reitora Suzane.
O reitor Danilo Giroldo parabenizou a reitora nomeada e manifestou todo respeito e cuidado com o processo de transição. “A nomeação da professora Suzane com antecedência é bastante importante para dar ainda mais precisão ao processo de transição, o qual estamos zelando com toda a dedicação. É também um sinal de respeito muito grande do Governo Federal pela democracia na escolha dos dirigentes das universidades federais. Aproveito mais uma vez para parabenizar a reitora nomeada e manifestar a certeza de que a FURG terá uma equipe muito qualificada para seguir o caminho de aprimoramento institucional”, pontuou.
Suzane destaca, ainda, o compromisso com a Universidade e com a construção de um planejamento cauteloso e assertivo junto à equipe de pró-reitores e lideranças dos diversos setores administrativos e acadêmicos da FURG. “Estamos construindo o planejamento dos primeiros seis meses e, também, pensando as ações de médio e longo prazo. Ainda estamos definindo alguns nomes da gestão, mas já temos um grupo forte e consolidado que está trabalhando bastante na organização de algumas ações que queremos desenvolver já no início da nossa gestão”, completou a futura reitora.
Para o futuro, a nova administração vislumbra também os desafios que devem ser superados, ao exemplo da questão orçamentária e infraestrutural que afeta de forma sistêmica as Instituições de Ensino Superior Federais (IFEs). “Ainda neste momento de transição, a partir da nomeação, iniciamos conversas com o Governo Federal sinalizando algumas das nossas necessidades. É claro que isso ainda em uma aproximação inicial. A partir do início oficial do nosso mandato é que partiremos para ações mais concretas”, explica a professora.
Por fim, a futura reitora faz um balanço sobre o processo de transição até aqui, parabenizando o trabalho das equipes envolvidas e ressaltando o apoio das pró-reitorias atuais, assim como dos nomes escolhidos pela nova gestão. “Isso nos traz mais elementos para que, no dia 15 de janeiro, possamos iniciar com muita tranquilidade, com muita seriedade e com o compromisso o nosso trabalho, baseado em tudo o que defendemos a partir do conceito de ‘Ser FURG’, que referencia o nosso sentimento de pertencimento à Universidade e o desejo de fazer cada vez mais pela nossa instituição”, concluiu Suzane.