CIÊNCIA É COMPROMISSO SOCIAL

Solenidade de abertura da 19ª MPU destaca tema e desafios do evento

Professor Zhang, homenageado da edição, ministrou a palestra na cerimônia

Em uma solenidade realizada de forma virtual e com a presença da reitoria da FURG e membros da comissão organizadora, a manhã desta quarta-feira, 11, marcou a abertura da 19ª Mostra da Produção Universitária (MPU). O evento acontece até 13 de novembro com o tema “Ciência é compromisso social”

Notícias Relacionadas
Organizado de forma integrada entre as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Extensão e Cultura (Proexc), a 19ª MPU contará com apresentação de mais de 1.480 trabalhos, 17 oficinas e 150 salas virtuais. As atividades da programação foram adaptadas para respeitar o período de distanciamento social.

Solenidade de abertura

Na solenidade de abertura, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias destacou o trabalho dos envolvidos na realização da 19ª MPU: “Nos desafios é que nos reinventamos. Foi um trabalho de um grande coletivo da universidade que fez ser possível essa MPU”. A reitora agradeceu ao professor Linjie Zhang, homenageado da edição, por sua história na universidade e suas contribuições na área da saúde.

Em sua fala, Cleuza também falou da alegria de participar da solenidade de abertura. “Como reitora da universidade tenho a honra de abrir essa primeira MPU realizada de forma online. Fazer essa abertura num encerramento de uma gestão mostra que nos reinventamos para superar os desafios e estamos cumprindo nosso papel social”, afirmou.

O vice-reitor Danilo Giroldo comentou dos desafios do momento e da satisfação de estar presente na abertura da MPU: “a realização desse evento, com o nível de qualidade que foi proposto e com a adesão da comunidade a esse formato, denota a garra da nossa FURG e a determinação no cumprimento do papel social de universidade pública em um momento histórico”. O vice-reitor também elogiou as equipes que organizaram o evento e o professor Zhang, por toda sua atuação e qualidade técnica.

Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa da Propesp e coordenador da Comissão Organizadora da 19ª MPU, falou sobre as questões que deram início à organização da MPU e da criação do modelo de trabalho a partir do ensino não presencial. “Eu represento nesse momento cerca de 30 pessoas que trabalharam diretamente na organização da mostra. Essa MPU ficará na história porque demonstra que somos capazes de enfrentar desafios e, acima de tudo, a maneira como a universidade e seus componentes abraçam a FURG. A 19ª MPU reforça o papel das instituições públicas de pesquisa e a importância da saúde pública para todos”, pontuou.

O docente homenageado na 19ª edição da MPU, Linjie Zhang, fez a leitura da placa entregue pelo Gabinete da Reitoria e pela Comissão Organizadora e ressaltou a emoção e gratidão pelo reconhecimento. “No momento meus 23 anos de atuação na FURG parecem como um filme de longa-metragem, tantos nomes, rostos, sorrisos e histórias. Eu me lembro nitidamente a primeira aula, a primeira consulta no hospital universitário, a primeira orientação, a primeira pesquisa, a primeira publicação, palestra internacional com a FURG. Tantas primeiras vezes e sempre uma nova emoção, uma conquista. Me orgulho de ser um membro dessa grande família que é a FURG”, disse o professor.

Eduardo Secchi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, cumprimentou os participantes e falou do grande desafio na realização da MPU totalmente virtual e do retorno das ações da FURG para a comunidade. “Com muita dedicação e esforço nós estamos dedicando essa 19ª edição para os nossos estudantes e para sociedade. Ciência é compromisso social e é o que fazemos no nosso dia a dia na universidade”, falou.

A solenidade também contou com a participação de Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura, e Tiago Severo, diretor de Gestão Acadêmica da Prograd, representando o pró-reitor de Graduação, Renato Dias.

Palestra de abertura

Denominada “O papel da ciência e das instituições públicas de ensino superior no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, a palestra de abertura foi ministrada pelo homenageado na 19ª Mostra da Produção Universitária, Linjie Zhang.

“Me sinto honrado com essa homenagem porque ela simboliza a valorização e o reconhecimento dos profissionais na área de saúde, no combate da Covid-19. Gostaria de dedicar essa homenagem a todos os colegas que estão na linha de frente”, iniciou o docente.

Entre os tópicos abordados, o professor fez uma reflexão sobre o impacto direto da pandemia na vida das pessoas e em todos os setores da sociedade. “Diante desse cenário, a ciência pode desempenhar um papel de grande importância, servindo de bússola no enfrentamento da pandemia”, ressaltou.

Além disso, Zhang apresentou os avanços científicos no combate à pandemia da Covid-19 e os desafios da ciência nessa era, bem como o impacto da ciência na tomada de decisões no combate à pandemia.