Encerra nesta sexta-feira, 18, a primeira edição do Simpósio Gaúcho sobre Impactos da Poluição do Ar. Sediado no campus Carreiros da FURG, o evento é promovido pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) junto à Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia e o Grupo de Trabalho em Poluição do Ar da Ecotox Brasil.
Corpo de Bombeiros e Faurg receberão distinção de mérito institucional durante Assembleia Universitária
Inscrições para residências do Enare, com 54 vagas no HU-FURG, terminam nesta sexta-feira
Em visita, ex-reitor Garcia conversa com a gestão e recebe homenagem na FAURG
As atividades tiveram início na quinta, 17, pela manhã, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead). A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da FURG, Ednei Primel, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Antonio Soler, entre outras autoridades.
"Criamos dentro da Secretaria uma superintendência de qualidade ambiental, justamente para pensar a qualidade do município no seu todo, no seu conjunto e tentar construir políticas públicas nesse sentido. Evidentemente que isso não se faz de uma hora para outra, ainda mais em municípios que têm dificuldade orçamentária", disse o secretário do Meio Ambiente. "Momentos como este são extremamente importantes, não só por podermos avaliar e discutir todos esses aspectos, mas porque estamos aqui tentando articular redes de fortalecimento, de autofortalecimento da ciência com o governo. E, para nós, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do governo municipal, da Prefeita Darlene, não há como fazer política sem ser baseada na ciência. Evidentemente que existem outros pilares, mas a ciência é fundamental para que a gente possa fazer política e as ações têm que ser transformadas em políticas públicas para que possa atingir o maior número de pessoas", concluiu Soler.
O objetivo do encontro é ampliar o debate científico sobre o tema, promover a capacitação de pesquisadores e estimular a articulação entre ciência e políticas públicas para o setor. Na programação, estão palestras, mesas redondas e workshops que abordam temas como a qualidade do ar, impactos de episódios críticos, fontes emissoras, estratégias de mitigação e os desafios impostos pela poluição atmosférica, incluindo seus efeitos na saúde humana e nos ecossistemas.
A palestra de abertura ficou a cargo do professor Weeberb João Réquia Jr., da Fundação Getulio Vargas. Ele abordou o tema "A importância da qualidade do ar interno em ambientes de aprendizado".
Para a tarde desta sexta-feira, dia de encerramento, a programação prevê a realização da mesa redonda "Poluição do ar e estratégias regionais para o Rio Grande do Sul: desafios e perspectivas", às 14h, com a participação de Natalia Pereira (Catavento Meteorologia), Ana Clara Justi (FURG) e Rita de Cássia Marques Alves (Ufrgs). Ao final do dia, haverá a apresentação de trabalhos.