MEIO AMBIENTE

Siga informa sobre manutenção do Selo A3P; levantamento do TCU e resultados do Ranking GreenMetric

Secretaria consolida ações verdes, dialoga com órgãos e avança na Política Ambiental da FURG

Com a aproximação do encerramento do ano, a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) fez um balanço de algumas atividades importantes, além do seu protagonismo no avanço dos objetivos da Política Ambiental da FURG. Nesse sentido, destacam-se sua participação ativa para a manutenção do selo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); a participação no questionário de autoavaliação do Ranking internacional GreenMetric, além do questionário obrigatório referente ao Índice ESG (Environmental, Social and Governance), do Tribunal de Contas da União.

Notícias Relacionadas
De acordo com a Secretaria, todas essas ações propiciam oportunidades para avaliar a gestão ambiental desenvolvida na FURG, fornecendo importantes informações sobre o desempenho institucional e as necessidades de ajustes.

Selo A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao qual a FURG aderiu ainda no ano de 2018, por meio de um Plano de Gestão Socioambiental, sob o requisito de preencher, anualmente, o questionário de Responsabilidade Socioambiental (ResSoA), nos itens eficiência energética, água, copos descartáveis, papel, transporte aéreo (viagem nacional), transporte terrestre, resíduos produzidos, contratações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho e sensibilização e capacitação.

Desde então, a FURG cumpre com todos os requisitos e, ano após ano, mantém o seu selo de excelência nos parâmetros A3P. 

Índice ESG do TCU (iESGo)

Também em 2024, a Siga foi a responsável pelo preenchimento do questionário do Tribunal de Contas da União, por meio da sua Secretaria de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado, a respeito das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Este foi o primeiro ano de participação neste formato.

O principal objetivo da ação foi avaliar o grau de aderência em relação às práticas de ESG, por meio de um questionário eletrônico de autoavaliação, abrangendo os seguintes temas: governança organizacional pública; gestão de pessoas; gestão da tecnologia da informação e da segurança da informação; gestão de contratações; gestão orçamentária e financeira; sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.

Como interlocutora indicada nesta fiscalização, a SIGA coletou as informações junto às Unidades Administrativas pertinentes, realizou o preenchimento e enviou o questionário ao TCU ainda em abril. Os resultados da avaliação do TCU foram divulgados e o Relatório individual da autoavaliação da FURG indica que o seu índice ESG geral foi de 68,8%, que representa a faixa de classificação Intermediária, em que se situam a maior parte das 387 instituições respondentes.

Os melhores desempenhos da FURG estão no atendimento dos quesitos relativos à Sustentabilidade, atingindo faixa de classificação aprimorada no Índice Integrado de Sustentabilidade Ambiental e Social (93,5%). Este índice é composto pelos indicadores iGovSustentAmb, que é o índice de governança e gestão da sustentabilidade ambiental, onde a FURG ocupa a 16ª posição entre as universidades federais; e o iGovSustentSocial, que é o índice de governança e gestão da sustentabilidade social, indicador em que a FURG ocupa a 10ª posição dentre as universidades federais.

o Relatório de Levantamento emitido pelo TCU indica que, frente ao total de 387 instituições respondentes, os indicadores de Sustentabilidade da FURG colocam a Universidade na faixa mais alta - faixa de classificação Aprimorado - onde estão somente 26% dos órgãos participantes.

“Cabe ressaltar que a nossa menor pontuação em Sustentabilidade foi no indicador iGestSustentAmb, que é o Índice de Gestão de Sustentabilidade Ambiental, em que ocupamos a faixa de classificação Intermediária, com 85,6% de atendimento. Como as questões desse índice questionam sobre o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), não foi possível melhor pontuação, pois na época a FURG não contava com o Plano aprovado. Outro quesito mal pontuado foram as ações para reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa resultantes do funcionamento da organização, tópico que a Universidade deve aprimorar. Destaca-se que o Relatório de Levantamento indica que essa é uma das práticas menos adotadas, pois 74% das organizações afirmaram não ter implementado tal medida”, comentou em detalhes a secretária de Gestão Ambiental, Dione Kitzmann.

Ranking UI Greenmetric - UI GreenMetric World University Ranking

O “UI GreenMetric World University Ranking” é um ranking sobre campus verde e sustentabilidade ambiental iniciado pela Universitas Indonesia em 2010. Por meio de 96 perguntas e 39 indicadores, distribuídos em seis categorias (espaço físico e infraestrutura; energia e mudança do clima; resíduos; água; transporte; e educação e pesquisa), o GreenMetric avalia o compromisso e as iniciativas ambientais das universidades.

Como interlocutora junto ao GreenMetric, a Siga é a responsável por coletar as informações junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas pertinentes, realizar o preenchimento e enviar o Questionário no prazo indicado; neste ano, o envio do compilado de informações foi durante o mês de outubro.

De acordo com informações da SIGA, a FURG aderiu ao “Ranking Green Metric” em 2022, oportunidade em que alcançou a posição 526 entre as 1050 universidades participantes, provenientes de 85 países. O questionário não foi preenchido em 2023 - o que é permitido - resultando em uma queda de posições, com a Universidade ocupando o 631º lugar dentre as 1.183 participantes. Na amostragem das universidades brasileiras - das 43 participantes em 2023 - a FURG ficou na 26ª posição.

Os resultados da edição mais recente do ranking foram divulgados na última quinta-feira, 12, evidenciando uma considerável melhoria de pontuação da FURG, reflexo dos seus esforços cada vez mais intensos no campo dos estudos e práticas de gestão ambiental. Mesmo com as restrições orçamentárias, que dificultam adequações estruturais e procedimentais, a SIGA atribui as ações desenvolvidas em diversos setores por meio de práticas saudáveis e sustentáveis a melhora na posição neste ranqueamento.

Em 2024, de um total de 10 mil pontos possíveis, a FURG alcançou 6.340, subindo para a posição 604 entre 1.477 participantes, agora provenientes de 95 países. No Brasil, entre as 47 instituições participantes, a FURG passou para o 22º lugar. 

No caso do GreenMetric, o relatório “University Profile 2023 - FURG” indicava que devíamos melhorar nas categorias de Energia e Mudanças Climáticas, da qual obtivemos apenas 30,24% dos pontos; e de Transporte, onde foram obtidos 49,17% dos pontos possíveis.

Por sua vez, o relatório de 2024 indica melhoria substancial nessas categorias, pois em Energia e Mudanças Climáticas, já atendemos 51,9% dos pontos; e em Transporte obtivemos 70,83% dos pontos possíveis. Nestes resultados se destacam a instalação de placas fotovoltaicas (com capacidade para gerar 20% da demanda de energia do Campus Carreiros), e a disponibilidade de transporte interno e de veículos elétricos para apoio às atividades de manutenção do C. Carreiros. 

A categoria de maior pontuação da FURG tem sido na temática Gestão de Resíduos, na qual em 2023 obtivemos 83,33% e em 2024 atingimos 87,5% dos pontos. Os resultados se devem ao conjunto de diretrizes e ações sob gestão da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/Proinfra) para realizar a adequada gestão dos resíduos sólidos, incluindo por exemplo, a compostagem dos resíduos dos RUs, a coleta seletiva solidária (envio à Cooperativa Santa Rita) e o gerenciamento dos resíduos perigosos gerados na instituição.

“Sendo um ranking, as posições são relativas, variando de acordo com o desempenho das demais instituições e, mais do que a mera comparação com outras, essas autoavaliações voluntárias ou obrigatórias são importantes para acompanharmos a nossa evolução a cada ano, identificando pontos de melhoria que permitirão correções e melhor planejamento das atividades. Além disso, os itens ali questionados servem de referenciais para que novos temas e objetivos socioambientais façam parte de nosso planejamento e desenvolvimento”, destacou Dione. 
Fact File 2024 - UI Green Metric FURG