O 1º Seminário de Gestão de Projetos (Geproj) começou hoje, 23 , e segue até quarta-feira, 25, no auditório do Cidec-Sul - Campus Carreiros da FURG. O evento é promovido pela Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) com o objetivo de oferecer uma oportunidade para gestores de projetos, acadêmicos, instituições e empresas parceiras discutirem e conhecerem as boas práticas na gestão de projetos.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A diretora executiva da Faurg, Danubia Espindola, abriu o evento dizendo que serão três dias bem intensos em que será mostrada toda a dinâmica de fundações com instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação, mostrando todo o processo da gestão de projetos e o quanto isso impacta as instituições. Ela agradeceu a toda a organização do seminário e também a parceria firmada entre a Faurg e Unipampa e entre o Hospital Univesitário (HU-FURG) que ocorre desde 2022.
A reitora da FURG, Suzane Gonçalves, disse que o momento é fruto de um trabalho que vem há mais de 20 anos sendo construído por vários diretores que passaram e que foram consolidando o trabalho da Faurg. "Hoje é uma fundação sólida, forte e que vem apoiando não só a FURG, mas apoiando a Unipampa e também o nosso Hospital Universitário e a Ebserh. A Faurg já tem uma constituição que traz muita estabilidade jurídica para a execução dos projetos. E isso é extremamente relevante para que nós possamos desenvolver ações por meio da fundação, não só com a iniciativa privada, mas com órgãos públicos. Quando nós vamos junto ao governo federal, em diferentes ministérios, e nós explicamos que temos uma fundação de apoio que trabalha a partir de uma série de condições que estão legalmente estruturadas e com procedimentos consolidados, isso também respalda o poder público para que possa transferir recursos para que projetos sejam desenvolvidos por meio da fundação. O mesmo acontece com empresas e outras iniciativas que buscam a universidade para desenvolver seus projetos", destacou a reitora Suzane Gonçalves.
Em seguida, aconteceu a Palestra Magna com o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), o professor Antonio Fernando de Souza Queiroz, que online abordou os desafios e oportunidades dos gestores de projetos no Brasil. O seminário teve continuidade em seu primeiro dia com quatro mesas redondas, todas mediadas pela diretora executiva Danubia Espindola. A primeira, ainda pela manhã, recebeu ex-diretores da Faurg que trataram da evolução da fundação ao longo de seus 26 anos de atuação e as principais perspectivas para o futuro. À tarde, ocorreram as mesas redonda "A Fundação de Apoio e seu papel perante a comunidade acadêmica", "A interação com empresas em Fundações de Apoio: Ambientes de inovação da FURG" e "O papel dos órgãos de controle junto às Fundações de Apoio em meio as oportunidades do Marco Legal da Inovação" estendendo-se até às 17h30min.
O 1° Gepoj tem sequência nesta terça-feira, 24, com mesas redondas que abordarão projetos com a Finep, projetos com a Portos RS, com a Embrapii, ministérios e projetos com Prefeituras Municipais.
No último dia do evento, quarta-feira, 25, o seminário traz a temática operacional com oficinas que abordarão a celeridade de projetos, administração de recursos financeiros, contratações, organização de compras e importações e prestação de contas juntos aos órgãos financiadores, reguladores e fiscalizadores. A programação do Geproj já está disponível e pode ser acessada AQUI. O seminário é transmissão ao vivo pelo Youtube da FURG. Acompanhe todas as informações no site do evento.
SOBRE A FAURG
A Faurg é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que presta apoio administrativo e financeiro à Universidade Federal do Rio Grande, e recentemente também a outras instituições, a Unipampa e a Ebserh. A atuação da Fundação se dá na condição de interveniente na execução de contratos, convênios e acordos firmados com setores públicos e privados. A estrutura administrativa da Faurg é composta por um conselho deliberativo, presidido pela reitora da FURG, Suzane Gonçalves, um conselho fiscal e tendo como diretora executiva Danúbia Espíndola. A Fundação é dividida em sete setores gerenciados por assessorias: Gestão de Projetos, Prestação de Contas, Administrativo, Financeiro, Compras, TI e Jurídico, todos voltados ao suporte eficiente de projetos institucionais.