CALENDÁRIO

Segunda-feira, 17, marcou o retorno às atividades após passagem de ciclone

Equipe da Proinfra trabalhou prioritariamente no reparo de salas de aula para possibilitar atividades

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Durante a última segunda-feira, 17, a FURG recebeu estudantes, técnicos e professores em seus campi após a passagem de um ciclone extratropical pelo estado do Rio Grande do Sul, que deixou um rastro de danos materiais na universidade, especialmente nos campi Carreiros e São Lourenço do Sul. Desde a última semana, a equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), atuou constantemente para catalogar e quantificar a extensão dos estragos, e, logo em seguida, iniciou um trabalho intenso de reparo, priorizando as salas de aula, para possibilitar o retorno conforme previsto.

Notícias Relacionadas
Ainda durante a tarde da última segunda-feira, o reitor em exercício, Renato Duro Dias, assinou um ato executivo para ajustar o calendário universitário, considerando as atividades acadêmicas prejudicadas em função da suspensão de expediente em decorrência do fenômeno natural. O documento altera a data de término do primeiro semestre letivo deste ano, passando de 22 de julho para 25 de julho; e, também, altera a data do último dia para inserção no sistema das notas parciais das disciplinas anuais, de 9 de agosto para 1º de setembro.

Alteração no calendário universitário: novas datas

“O objetivo do ato executivo, seguido de um memorando-circular, foi minimizar os prejuízos acadêmicos causados pela suspensão das atividades. Sendo assim, buscou-se não alterar as datas já estabelecidas do período de exames para as disciplinas semestrais do primeiro período letivo, considerando que as atividades avaliativas das disciplinas com caráter anual poderão acontecer no início do segundo semestre letivo de 2023”, explicou Renato.

Ainda segundo o reitor em exercício, o trabalho realizado para ajustar as novas datas foi pensado com cautela, uma vez que o calendário universitário foi construído da melhor forma possível, considerando o período de recuperação de atividades em função da pandemia – que ainda afeta o planejamento acadêmico da FURG. “Nosso calendário estava bem ajustado ao ano civil, e por isso, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), trabalhou no sentido de não afetar o semestre subsequente, o que poderia prejudicar planejamentos futuros de docentes e discentes”, detalhou o gestor.

O reitor em exercício aponta, também, que, enquanto instituição, reforça o pedido de compreensão aos professores no que se refere às datas preestabelecidas das atividades avaliativas, em função dos prejuízos causados pela passagem do ciclone, especialmente levando em consideração a demora do pleno restabelecimento de energia elétrica nas cidades em que a FURG se faz presente, o que afeta diretamente a vida acadêmica dos estudantes.

Em ordem de minimizar esses impactos e promover condições de permanência aos seus estudantes, especialmente neste momento de atividades avaliativas, a universidade conta com computadores com acesso à internet e rede elétrica estável junto ao Sistema de Bibliotecas (SIB). O equipamento fica disponível nos mesmos horários dos atendimentos – acesse clicando aqui.

Outros espaços poderão ser disponibilizados aos estudantes conforme necessidade; de acordo com a Prograd, discentes ainda afetados pela passagem do ciclone podem entrar em contato com suas devidas coordenações de curso, informando suas dificuldades no momento, e, mediante o relato, as coordenações poderão viabilizar junto às unidades acadêmicas a abertura de laboratórios e outros espaços de permanência devidamente equipados para que o estudante possa conduzir seus estudos.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento do Estudante, Maria de Fátima Silva, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) tem recebido diversos estudantes, via aplicativos de conversa, e-mail e presencialmente para ouvir sobre as dificuldades do momento. “Muitos estão ainda sem energia elétrica e serviços de internet. Conversamos com a Prograd para encaminhar possibilidades de acolhimento à essas demandas, e, também, encaminhamos um relato para ciência da reitoria sobre a situação”, explicou a gestora.

A Prae conta com uma equipe multiprofissional para atender a comunidade estudantil, das 8h às 20h, no prédio das pró-reitorias.

Sobre os danos ao campus

Desde a manhã da última quinta-feira, 13, a Proinfra iniciou o trabalho de diagnosticar os pontos críticos dos danos causados pela passagem do ciclone na FURG. Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Gonzales, os principais pontos de possível entrada de água por esquadrias já foram fechados, utilizando tapumes; nas coberturas a extensão dos estragos foi avaliada, e demandará auxílio de empresas de construção civil. “As ações de correção dos danos causados iniciaram ainda na sexta-feira, 14, priorizando as salas de aula”, explicou o gestor.

“Os trabalhos são extensos e não cessam em apenas um dia, as próximas semanas serão de muita atividade para restabelecer as áreas degradadas, inicialmente com ações emergenciais como o reparo de diversas coberturas, desmontagem da estrutura remanescente do pórtico, retirada de placas solares, dentre outros; em um segundo momento serão encaminhadas futuras contratações das soluções de médio prazo”, concluiu o pró-reitor.

Confira a seguir o vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) que registrou os primeiros instantes de segunda-feira, 17, com o retorno das atividades acadêmicas e administrativas no campus Carreiros.