FEIRA DO LIVRO 2023

Secom recebeu o instituto Filhos de Aruanda em seu stand para gravações

Equipe da ONG filmou e transmitiu ao vivo o seu podcast “Cultura Ponto a Ponto”, com diversos convidados

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na noite desta quarta-feira, 24, a Secretaria de Comunicação da FURG (Secom) recebeu em seu stand da 49ª Feira do Livro, o coordenador de projetos do Instituto Cultural Filhos de Aruanda, Cristiano Ávila, e o presidente do braço Filhos de Aruanda Produções, Júlio César para a gravação e transmissão de um episódio especial do seu podcast “Cultura Ponto a Ponto”. Na oportunidade, o programa contou com a participação de nomes como Felício Filho, do CTG Farroupilha; Neiva Maria, técnica-administrativa em educação da FURG; Kako Xavier, do projeto Kako Xavier e a Tamborada; o patrono Alisson Affonso; e o pró-reitor de extensão e cultura, Daniel Prado.

Notícias Relacionadas
De acordo com o secretário de comunicação da FURG, Law Tissot, a Secom é uma unidade comprometida com a comunicação pública, portanto, também faz parte da sua missão estabelecer relacionamentos e parcerias com a comunidades acadêmica e demais iniciativas como a do Podcast Cultura Ponto a Ponto.

“Essa iniciativa surgiu por meio de um edital da Rede Pontos de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, do qual fazemos parte, e do comitê Cultura Viva. Fizemos o primeiro episódio falando sobre o Instituto Filhos de Aruanda e como ele surgiu, e, com isso, nos demos conta de que seria interessante dar continuidade ao projeto. E aqui estamos”, explicou Cristiano Ávila.

Ainda segundo o coordenador, anteriormente, a equipe do instituto já havia produzido um podcast, intitulado “saúde e cultura”, baseado nas consequências da pandemia para a cultura e a saúde de Rio Grande. “Com esses programas a gente pretende fazer com que essas informações cheguem ao público da periferia e a comunidade negra em geral, que por vezes carece de informações e fontes confiáveis; além de alcançar também as crianças e adolescentes assistidas pelo instituto”, completou.

Para Júlio César, o podcast cumpre uma importante função: a de socializar os trabalhos realizados pelo instituto para a comunidade. “Temos uma carência em divulgar melhor os nossos trabalhos, e entendemos que é por meio deste serviço que podemos agregar mais pessoas para o instituto, tanto em função da nossa relação com a religião quanto com o contexto socioeconômico da cidade, uma vez que buscamos trazer novas perspectivas de futuro para crianças e adultos, seja por meio de cursos de formação ou oportunidades de emprego”, apontou.

Para conferir o podcast transmitido na noite da última quarta-feira, 24 – e também outros conteúdos audiovisuais do instituto -, clique aqui.

Sobre o instituto

Fundado em 2012, o Instituto Cultural Filhos de Aruanda (ICFA) desenvolve uma série de serviços educacionais e culturais, além de desenvolver atividades esportivas, solidárias e ambientais, agindo pela defesa dos direitos humanos. Segundo o presidente, as ações da ONG transformam e salvam vidas de crianças, adolescentes e adultos, tornando-se também multiplicadores desta filosofia em suas respectivas comunidades.

O instituto recebeu o certificado do Ministério da Cultura (MINC) de ‘Ponto de Cultura’, com o nº 11873, em 2017, e também é reconhecido como ‘Utilidade Pública’ pela Câmara Municipal do Rio Grande. Os objetivos dos projetos estão alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis da agenda 2030 da ONU.

O Filhos de Aruanda atua, também, como uma instituição sem fins lucrativos organizada, defendendo a cultura afro-brasileira e demais culturas tradicionais, elaborando eventos e projetos sociais, culturais, educacionais, esportivos e assistenciais, tanto em parceria com o poder público quanto com seus colaboradores. O objetivo principal dessa vertente do instituto é divulgar, promover, valorizar e defender a diversidade cultural. 

 

Galeria

Equipe da ONG filmou e transmitiu ao vivo o seu podcast “Cultura Ponto a Ponto”, com a presença de diversos convidados

Hiago Reisdoerfer/Secom