Debater o programa Future-se, anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC) com a proposta de contratar Organizações Sociais para dar suporte aos eixos do programa, e seus possíveis efeitos entre a comunidade universitária. Este é o objetivo da Reunião Pública aberta à comunidade externa, a ser realizada na próxima segunda-feira, 12, às 18h30 no Cidec-Sul.
FURG assina contrato de adesão aos serviços da operadora de planos de saúde Geap
Infectologista do HU-FURG esclarece as principais dúvidas sobre Mpoxmpox
Em nota, FURG comenta sobre decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
O gabinete da reitoria vem promovendo reuniões com diretores das Unidades Acadêmicas e também nos demais campi da FURG, a fim de apresentar o programa. A mais recente delas aconteceu no final da tarde de segunda-feira, 5, no prédio das Pró-reitorias. A reitora Cleuza Maria Sobral Dias declarou que o modelo de gestão proposto não sinaliza melhorias aos anseios da FURG, além de representar ameaça à autonomia da universidade.
O vice-reitor Danilo Giroldo apresentou uma análise preliminar do projeto e uma proposta de discussão a ser feita em Rio Grande, a fim de esclarecer as comunidades interna e externa à universidade sobre o programa, que está em consulta pública até o dia 15 de agosto. "A lógica de fomento às Ifes via fundos de investimento, além de oferecer risco ao patrimônio público, submete as ações da educação superior ao potencial de geração de resultado financeiro e não ao interesse público", avaliou o vice-reitor sobre um dos tópicos do programa.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representante oficial das universidades na interlocução com o governo federal, divulgou na semana passada uma carta reiterando a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A associação garantiu que promoverá seminários para debater o projeto, mobilizando especialistas, entidades científicas e parlamentares.
Consulta pública
A proposta do Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se está disponível na internet para consulta pública. Qualquer pessoa pode acessar o sistema e fazer um cadastro. É preciso informar nome, e-mail e CPF, além de criar uma senha de acesso. O prazo para enviar contribuições vai até o dia 15 de agosto, segundo o MEC.
A proposta pode ser lida na íntegra na página da consulta pública. Ao final, é possível deixar ainda um comentário geral sobre a proposta. As contribuições serão compiladas e uma proposta de mudança na legislação será apresentada posteriormente. Um projeto de lei para possibilitar a implementação do programa, será posteriormente encaminhada ao Congresso Nacional.