Na última quinta-feira, 13, a reitora da FURG, Suzane Gonçalves, participou de uma reunião com a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Úrsula Silva, para tratar sobre os desafios que as Instituições de Ensino Superior Federais (Ifes) estão enfrentando, além de outros temas como a parceria mútua entre as universidades para a realização de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do Estado e da região.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
“Nesta capacitação abordamos uma série de temas inerentes ao papel da mulher na gestão e os desafios encontrados por essas lideranças; destacamos a importância de as mulheres ocuparem esses espaços, e também, o quanto ainda precisamos avançar para atingir a equidade de gênero”, explicou Suzane.
Ainda de acordo com a reitora da FURG, um dos grandes desafios que se colocam sobre a mulher - não apenas àquelas em cargos de liderança – é a dupla jornada de trabalho envolvendo trabalho formal, e o trabalho doméstico; o cuidado com a casa e com os filhos.
“Durante a ação, pontuamos a importância, tanto para a FURG quanto para a UFPel, em priorizar o equilíbrio de gênero nos cargos de gestão. Na nossa Universidade, também fizemos um movimento histórico ao indicar e nomear mulheres para assumir pela primeira vez espaçso que historicamente eram ocupados por homens, a exemplo da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), hoje liderada pela pró-reitora Elenise Ribes; e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), hoje liderada pela pró-reitora Daiane Dias”, concluiu a reitora.