A reitora Cleuza Maria Sobral Dias recebeu a visita da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, e do secretário municipal de Coordenação e Planejamento da cidade vizinha, Danúbio Roig.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Na reunião, a prefeita destacou a importância da regularização fundiária, um dos temas mais emergentes nesse momento para o município, e que “dará condições melhores para a cidade tanto para financiamento de construção quanto para regularização do próprio município". O trabalho tem o envolvimento do professor do Centro de Ciências Computacionais da FURG, Glauber Gonçalves.
A prefeita Fabiany também veio solicitar o apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) para a oferta de cursos de graduação no Polo Universitário Nortense. A medida visa facilitar o acesso da população local ao ensino superior. Entre os novos cursos desejados, estão Pedagogia e Administração.
Ainda foi abordado na reunião o Plano de Manejo para o Refúgio da Vida Silvestre (Revis), que está sendo desenvolvido no Molhe Leste da Barra do Rio Grande. O projeto é executado pela FURG com o objetivo de organizar o crescimento e viabilizar as maneiras de regularização do local. Trata-se de exigência imposta pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O coordenador da proposta é o professor Eduardo Dias Forneck, do Campus São Lourenço do Sul.
A reitora Cleuza Dias agradeceu a visita e colocou-se à disposição do município e destacou que “é função social da universidade atender, dentro do possível, as demandas dos municípios do entorno da FURG”.