SUSTENTABILIDADE

Reitora da FURG participa do 2º Congresso Água, Ambiente e Energia

Evento é promovido pela Associação das Universidades de Montevidéu

Foto: Divulgação

Nos dias 26 e 27 de setembro, a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias participou do 2º Congresso Água, Ambiente e Energia, em Montevidéu, no Uruguai. O evento é organizado e promovido pela Associação das Universidades de Montevidéu (AUGM), da qual fazem parte Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que se reúnem para responder aos desafios que a vida universitária enfrenta no mundo.

Notícias Relacionadas

O tema do Congresso neste ano foi “Universidades (públicas) enfrentando transições em nossa região”, com o objetivo de afirmar a importância e a consistência do conhecimento acadêmico para o enfrentamento dos problemas sociais e ambientais, sendo a base para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas – maior acordo alcançado pelos governos dos estados nacionais para transformação material, econômica, cultural e políticas do planeta Terra, com implicações para sociedade civil e o setor empresarial.

A reitora Cleuza Dias participou da mesa redonda “¿Que Universidades para que transición?”, junto com os reitores Gerónimo Laviosa da Universidad Nacional del Este e Presidente de AUGM; Enrique Mammarella da Universidad Nacional del Litoral e Vice-presidente de AUGM e Rodrigo Arim da Universidad de la República. A mesa foi mediada por María Simon, Decana de la Facultad de Ingeniería da Universidad de la República.

Para reitora a importância do evento se mostra na oportunidade de reunir representantes de diversas universidades de diferentes países, voltados para o debate de assuntos que clamam a atenção da sociedade, em especial a sustentabilidade e o papel das universidades públicas na busca de soluções e alternativas para a qualidade de vida de todos e todas

De acordo com a organização do evento, “as funções das universidades devem continuar sendo realizadas através da criação de teorias, ideias, processos, artefatos e propostas de gestão que enfrentam os enormes desafios econômicos, sociais e ambientais, que o espaço territorial coberto pelo AUGM está enfrentando, no que podemos chamar de transições regionais de mudança global”.

Sobre o Congresso

O Congresso Água, Ambiente e Energia é um evento regional promovido e organizado pela Associação das Universidades de Montevidéu (AUGM) através de seus Comitês Acadêmicos de Água, Meio Ambiente e Energia. A AUGM nasceu em agosto de 1991 para responder aos desafios que a vida universitária enfrenta no mundo e hoje inclui Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Em sua origem, um grupo de universidades e estudantes universitários entendeu a necessidade de trabalhar pela excelência, qualidade e relevância e a cumprir as tarefas exigidas pelo ensino superior público. Assim, cada tempo impõe seus desafios, onde os participantes são convocados a debaterem as temáticas ambientais e energéticas, entendendo-as como recursos indispensáveis para a vida. O Congresso tem como intenção aprofundar as pesquisas e traçar caminhos comuns entre seus membros, para que seja alcançado o avanço das regiões de abrangência da AUGM.

 

 

Galeria

Reitora participa de Congresso sobre Água, Ambiente e Energia em Montevidéu

Divulgação