Aconteceu até esta quarta-feira, 11, a 2ª Conferência Internacional das Humanidades: sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias foi uma das ministrantes da mesa redonda: Universidades, humanidades e diretos humanos. Acompanhada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles e da presidente da Frente Parlamentar em defesa das universidades federais, deputada federal Margarida Salomão, a mesa foi coordenada pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
Segundo a reitora da FURG, o tema da mesa e a abordagem que foi enfatizada por todos os palestrantes trouxeram reflexões acerca de questões históricas, que ao longo dos tempos tem produzido as desigualdades sociais vivida por mulheres, negros, crianças - em situação de vulnerabilidades social, população LGBT, migrantes e indígenas. “Essas pessoas estão mais expostas à violência, ao risco, às injustiças e às indignidades, conforme defende Butler”, mencionou Cleuza Dias.
O evento teve a co-organização da Universidade Federal de Minas Gerais, do Conselho Internacional de Filosofia e Estudos Humanísticos da UNESCO e da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM).