Na manhã da última terça-feira, 1, o reitor, Danilo Giroldo, e o vice-reitor, Renato Duro Dias, estiveram reunidos com a presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Rio Grande (ALGBT), Fabiula Weickamp; a vereadora Regininha e a coordenadora do Programa Municipal da Saúde LGBT, Natasha Cardoso. Durante o encontro, os gestores buscaram alinhar ações voltadas para a diversidade, em especial para a causa transgênero, além de comunicar os recentes avanços conquistados pela universidade referentes ao tema.
Iniciado o processo de votação online para eleição da nova reitoria da FURG
Último debate entre as chapas aconteceu nesta terça, 17
Líderes gaúchos marcam presença no maior evento nacional sobre ecossistemas de inovação
Sobre a atividade
De acordo com o vice-reitor, o encontro serviu para firmar o compromisso que a universidade assumiu para o avanço das ações afirmativas, principalmente com vistas às pessoas trans. “A gente pode comunicar, também, duas importantes conquistas que a universidade teve recentemente: a alteração do Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) para inclusão de pessoas trans, e também a aprovação do edital específico de ingresso para pessoas trans”, destacou Renato.
Com inscrições abertas, o Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Transgêneros oferece dez vagas em cursos de graduação presenciais na FURG, e representa um importante passo para a promoção da igualdade. Interessados poderão realizar inscrição até o dia 16 de novembro, por meio do preenchimento de um formulário, bem como, mediante envio de documentação online, junto à plataforma da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), disponível aqui.
Para o reitor, a ocasião proporcionou a possibilidade de articular as maiores representatividades de pessoas trans do município para, em conjunto com a universidade, promover e divulgar esta nova oportunidade de ingresso ao ensino superior. “Com o projeto aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário e o com o edital aberto para inscrições, se torna fundamental essa aproximação entre a FURG e esse grupo que é a maior representatividade para pessoas trans na cidade, é por meio deste esforço conjunto que poderemos estabelecer parcerias para incentivar a comunidade”, concluiu Danilo.