IMEF

No ano de 2023, projeto de extensão Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo contará com dois eventos na FURG

Comissão realizará avaliação dos trabalhos apresentados

O projeto de extensão VII Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, coordenado pelas professoras Dra. Rafaele Rodrigues de Araujo do Imef e Me. Daiane Rattmann Magalhães Pirez do Imef, técnica dos laboratórios de ensino de Física, com o apoio dos grupos de pesquisa “CIEFI – Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar” e “INTERAÇÃO – Rede de estudos e pesquisa sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO”, tem por finalidade promover o incentivo à produção de espaços não-formais de ensino e de aprendizagem no município do Rio Grande/RS, como Feiras das Ciências nas escolas de Educação Básica, por meio de práticas interdisciplinares. O projeto desenvolve suas ações desde o ano de 2015. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende elaborar estratégias para investir na divulgação científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.

Notícias Relacionadas

Neste ano de 2023, o projeto de extensão contará com dois eventos: o primeiro deles resulta da parceria com a Secretaria de Município da Educação (Smed) do Rio Grande e terá a sua realização em data a ser divulgada, no Cidec-Sul, na semana do evento CriaRG Hackathon. Participarão escolas que receberam destaque na VI Feira das Ciências que ocorreu dentro do CriaRG em 2022. Nesse mesmo evento, também ocorrerá a exposição de banners com o histórico das edições, os ebooks publicados, as premiações e as professoras homenageadas, entre outros informativos.

O segundo evento ocorrerá no dia 20 de outubro de 2023, das 14h às 17h no prédio Teias no campus Carreiros da FURG, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Serão divulgados os destaques nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Meninas nas Ciências e Voto Popular. Nesta 7ª edição, o destaque Meninas nas Ciências está intitulado Prêmio Profª. Dione Iara Silveira Kitzmann.

A Feira das Ciências tem como instrumento avaliativo os resumos dos trabalhos dos estudantes e as apresentações no momento do evento da Feira e, conta com uma comissão que realizará a avaliação dos trabalhos apresentados. Essa comissão é constituída por estudantes dos cursos de licenciatura da FURG e de Pós-Graduação, que participam do Minicurso de Formação de Avaliadores para Feiras e Mostras Científicas, cujo objetivo é capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento para o processo avaliativo de projetos investigativos apresentados nestes eventos.

O Minicurso ocorrerá no mês de outubro no campus Carreiros da FURG, através de três etapas. Os estudantes participantes receberão ao final um certificado de participação de 10h no projeto de extensão, que poderá ser utilizado como horas complementares. A inscrição para o minicurso pode ser realizada através do link: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2207  até o dia 2 de outubro.

Toda a comunidade está convidada a prestigiar os eventos e a participar do voto popular que indicará alguns dos trabalhos destaques da Feira.

Link do site: https://feiradascienciasrg.furg.br/