A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária - INEESOL-FURG esteve presente na 38ª Fenacan, em Santo Antônio da Patrulha, com a oficina “Técnica com bagaço de cana-de-açúcar”, ministrada por Dona Margarida. A atividade, realizada em parceria com a Emater/RS-Ascar, reuniu homens, mulheres e crianças no CTG Patrulha do Rio Grande, dentro do 1º Seminário Regional de Artesanato.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Segundo a professora Cristiane Costa, da INEESOL-FURG, a oficina integra um trabalho iniciado em março deste ano junto à artesãs no município, apoiando desde a qualificação da produção até a busca por soluções para desafios técnicos, como a secagem do material e o aprimoramento das colas artesanais utilizadas. “Nosso objetivo é divulgar essa prática, atrair mais pessoas interessadas e contribuir para que o artesanato com bagaço de cana se consolide como atividade sustentável e economicamente viável”, destacou.
A professora Itiara Veiga, que também faz parte do projeto, reforçou que os estudos também se concentram no cuidado em conservar o caráter artesanal dos produtos.
Cristiane conta que tudo começou quando a artesã Rosana entrou em contato com a Universidade, em busca de soluções para qualificar o processo. Para ela, a transformação do resíduo em produto artesanal é um ganho para o meio ambiente e para a comunidade. “Esse material substitui o plástico e se decompõe rapidamente. Ao mesmo tempo, cria oportunidades de trabalho e renda para mulheres e outros grupos que queiram participar”, afirmou.
O aluno Gustavo Ferreira, integrante da equipe da incubadora, ressaltou a importância da experiência para sua formação acadêmica e social: “Aprendemos a entender a realidade das artesãs, pesquisar soluções e contribuir para que a economia solidária ganhe visibilidade e espaço na comunidade.”