A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o corte de bolsas de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras. Em ofício circular enviado aos pró-reitores de Pós-Graduação das instituições, nesta quarta-feira, 8, o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) relaciona a medida às restrições orçamentárias impostas pelo governo.
MPU: Começa período de inscrições para voluntários e banca
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
Na FURG, de acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), 35 bolsas não estão mais disponíveis – 26 de mestrado e 9 de doutorado. Embora diversos cursos tenham sido bastante afetados, o maior impacto do bloqueio (cerca de 60%) está justamente nos programas de pós-graduação da FURG com notas 6 ou 7 (máxima) – inseridos no Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Capes, como os programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica, em Aquicultura e em Oceanologia. A FURG é uma das oito instituições públicas de ensino superior brasileiras que possui pós-graduação na área de Oceanografia.
"A Capes argumenta que são bolsas ociosas, mas em alguns casos as bolsas estavam em transição, que é quando o aluno termina o mestrado ou doutorado e a bolsa vai para a seleção seguinte, ou, em outra situação, quando a bolsa é encaminhada a um aluno que já ingressou no curso e está na lista de espera. Também temos o caso de alunos que estão, no momento, em doutorado sanduíche no exterior e, ao retornar, estarão sem a bolsa", disse o pró-reitor da Propesp, Eduardo Secchi.
Ainda de acordo com Secchi, o confisco das bolsas traz prejuízos aos alunos e danos imensuráveis à produção científica brasileira. "A pós-graduação representa a extensa maioria da produção científica do país. E a bolsa é a garantia da realização da pesquisa com qualidade na universidade, pois os estudantes precisam se dedicar integralmente aos projetos e têm que arcar com alimentação, aluguel e outras despesas básicas. A situação é especialmente dramática para quem possui baixa renda e vem de outras regiões", concluiu.
Corte de bolsas
Mestrado
- 9 bolsas Mestrado Oceanografia Biológica
- 9 bolsas Mestrado em Geografia
- 5 bolsas Mestrado Oceanologia
- 1 bolsa Mestrado Aquicultura
- 1 bolsa Mestrado Modelagem Computacional
- 1 bolsa Mestrado Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Doutorado
- 6 bolsas Doutorado Oceanografia Biológica
- 1 bolsa Doutorado em Enfermagem
- 1 bolsa Educação Ambiental (estudante que está no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior)
- 01 bolsa Química Tecnológica Ambiental (estudante que está no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior)