O Programa Socializando a Leitura chegou, neste mês de dezembro, ao marco de uma década de existência. Com uma proposta plural que une pesquisa, extensão e cultura para incentivar e disseminar a literatura com diversos projetos em múltiplos formatos, a iniciativa celebrou seus dez anos de trabalho no dia 6 de dezembro, durante o XXV Sarau Literarte com intervenções do público presente e o lançamento do livro "Socializando a Leitura: dez anos de uma experiência extensionista".
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O Socializando a Leitura atua dentro e fora da universidade, criando leitores assíduos com senso crítico e permitindo que alunos da universidade de diversas unidades se desenvolvam como pesquisadores e extensionistas.
O programa conta com vários projetos que têm como objetivo impulsionar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural da comunidade envolvida nas atividades. Fazem parte do programa o “Troca de Livros”, no qual é realizada a troca de livros de diversos gêneros entre os participantes; a "Oficina de Contação: a formação de leitores", que busca criar uma relação afeita com os livros e tornar a leitura uma prática prazerosa para crianças, jovens e idosos; o projeto "Multiconversas Literárias", que enriquece e aprofunda o conhecimento sobre diferentes assuntos dentro do espectro literário; e, por fim, há o projeto “Literarte: literatura em movimento", que reúne a comunidade acadêmica e externa para discutir literatura através de diferentes expressões artísticas como dança, teatro, desenho, fotografia, música, declamação de texto, entre outras.
Conheça o programa, seus projetos e movimentos através do Instagram.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.