GESTÃO DE PESSOAS

Progep investe em modernização de processos e valorização do servidor

Pró-reitoria busca acolher o servidor da FURG da admissão à pós-aposentadoria

Foto: Yuri Lucas/Secom

Porta de entrada dos servidores na FURG, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) é o lugar responsável por desenvolver políticas e ações voltadas justamente à gestão de pessoas. É da alçada da unidade receber e orientar os profissionais que chegam à Universidade recém-aprovados em concursos públicos, mas o processo de admissão é só o começo. Por dentro da Progep, o novo pró-reitor, Márcio Brito, explica o que faz a pró-reitoria e o que deve ser prioridade na condução do setor e no período de 2025 a 2028.

Notícias Relacionadas

“Os cuidados com os nossos servidores ocorrem em todos os estágios de suas carreiras, começam na admissão e vão além de sua aposentadoria”, diz Márcio. A Progep acompanha toda a trajetória do servidor na instituição, cuidando da gestão de carreiras e cargos, do recrutamento e seleção, da folha de pagamento e benefícios, da capacitação e desenvolvimento, da gestão da saúde e qualidade de vida; de garantir o cumprimento das normas legais e regulamentares relacionadas à gestão de pessoas; da promoção de ambientes de trabalho saudáveis; de aposentadoria e pensões; e do planejamento estratégico de pessoal.

Desafios e prioridades da Progep
“Enfrentamos desafios complexos e dinâmicos, que vão desde a modernização de processos até a valorização e o bem-estar dos servidores. Nossas prioridades devem estar alinhadas com as demandas institucionais, diretrizes governamentais e as expectativas da comunidade universitária”, afirma o gestor. Segundo Márcio, serão priorizados na Progep a automatização e a inovação das rotinas laborais, a capacitação continuada, o bem-estar e a qualidade de vida do servidor, a conformidade legal, e questões de diversidade, equidade e inclusão. 

A nova gestão da Progep assume o compromisso de atualizar processos e destacar os trabalhadores, garantindo que a FURG continue sendo um espaço de excelência e desenvolvimento para toda a comunidade acadêmica.

Uma história de compromisso com a FURG
A relação de Márcio Brito com a Universidade começou antes mesmo da sua graduação. Como estudante de cursos de extensão oferecidos à comunidade, ele teve seu primeiro contato com a FURG. Posteriormente, graduou-se em administração em 1993 e concluiu uma especialização em gestão empresarial em 2002, ambas na instituição.

Márcio ingressou na FURG como servidor em 2004, na então Divisão de Administração da Superintendência de Recursos Humanos. Em 2009, assumiu a chefia da divisão, que posteriormente foi elevada à categoria de coordenação. Em 2013, tornou-se diretor de gestão de pessoas, cargo que ocupou até ser nomeado pró-reitor.

O administrador relata que acolheu de imediato o convite para o cargo, fundamentado na convicção de sua equipe de que a pró-reitoria deveria ser liderada por um servidor com experiência interna e conhecimento profundo das demandas do setor. “Internamente, sempre mantivemos [na Progep] uma posição de que a nossa pró-reitoria deveria ser liderada por um servidor nosso, com nosso DNA. A decisão veio em consonância com essa ideia e em respeito aos meus colegas”, disse. Além disso, o alinhamento com a proposta da chapa Ser FURG reforçou o aceite.