DEZEMBRO VERMELHO

Profissionais e acadêmicos do HU-FURG realizam ações de conscientização

Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá foco na prevenção da doença

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, que tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, e constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

Notícias Relacionadas

A doença é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema de defesa do organismo. As maneiras mais comuns de transmissão são relações sexuais sem proteção, compartilhamento de perfuro-cortantes contaminados ou a chamada transmissão vertical (de mãe para filho na gestação, parto ou amamentação, quando não tomadas as medidas de prevenção).

Com foco na prevenção, o HU-FURG dá início, neste dia 1º de dezembro, às ações de educação em saúde e sensibilização, junto aos colaboradores e pacientes, com a distribuição de materiais educativos, preservativos internos e externos e diálogo nas unidades assistenciais. Neste dia o HU participa de audiência pública na Câmara Municipal de Rio Grande, alusiva à data.

Para a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HU-FURG, Rossana Basso, “mesmo em 43 anos de pandemia, é importante reforçar que apesar dos grandes avanços científicos, acesso a terapia antirretroviral de forma gratuita pelo SUS, formas de prevenção medicamentosas, como a profilaxia pré e pós exposição (PEP e PrEP), ainda temos altas taxas de detecção e mortalidade no nosso município. O estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV. Seguindo as orientações da OMS, publicada em 2022 sobre as estratégias globais contra o HIV, é necessário aumentar a oferta de teste para todo paciente que procure assistência, independente de queixa ou comorbidade", reforça. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado tornam possível uma vida saudável, além de quebrar a cadeia de transmissão, pois a pessoa que vive com HIV e usa antirretrovirais, não transmite o vírus através de relação sexual, após ter carga viral indetectável por mais de 6 meses.

É importante ressaltar que os métodos de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento estão disponíveis pelo SUS. Todos os cidadãos podem ter acesso ao diagnóstico, que é realizado preferencialmente em Unidades Básicas de Saúde, através dos Testes Rápidos, disponíveis em todas as Unidades básicas de saúde do município.

Confira a programação abaixo.


• Dia 8 de dezembro
Centro de Convivência (CC) da FURG, no campus Carreiros
Abordagem aos acadêmicos em geral, funcionários e público local da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo em vista seu contexto e faixa etária, para conscientização sobre prevenção combinada contra HIV e demais ISTs com distribuição de preservativos e de folders educativos, além de exposição de materiais e cartazes com foco na mandala da prevenção

• Dia 9 de dezembro – das 11h às 20h
Praça Rio Grande Shopping Center
Lounge no interior do shopping para distribuição de preservativos, folders explicativos e diálogo com o público local sobre testagem regular, PrEP, PEP. A Secretaria da Saúde de Rio Grande também estará presente no shopping, em espaço próprio, para realização de testagem para HIV.

As ações serão realizadas por acadêmicos(as) membros das Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LiARDI-FURG), Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM-FURG), da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil FURG) e profissionais do Serviço de Apoio Especializado (SAE) Infectologia do HU-FURG.