KIDS SAVE LIVES

Professores participam de oficina de manobras de desengasgo e de ressuscitação cardiopulmonar

Ação irá capacitar cerca de 60 profissionais das escolas municipais do Rio Grande

Foto: Divulgação

Capacitar professores para agir de maneira adequada, salvando vidas em situações de urgência e melhorando os resultados da reanimação em ambiente extra-hospitalar, este é o objetivo do treinamento que está sendo oferecido pelo Projeto Kids Save Lives Brasil. A ação ocorre no Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Furg (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e reúne, a cada sexta-feira, 15 professores de diferentes escolas municipais do Rio Grande.

Notícias Relacionadas

Na primeira etapa do projeto, que iniciou no dia 29 de julho e estende-se até 19 de agosto, serão capacitados, aproximadamente, 60 professores. Durante as atividades, os profissionais recebem informações sobre como realizar manobra de desengasgo e de ressuscitação cardiopulmonar, adquirindo competências para atuar nessas situações de emergência, auxiliando no salvamento das vítimas até a chegada do serviço médico. É importante que todas as pessoas tenham os conhecimentos, as habilidades e as atitudes iniciais para atuarem em situações de AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo total no adulto, na criança e no bebê, beneficiando a população em geral.

Além de atuarem em possíveis ocorrências, os professores, também, serão multiplicadores do conhecimento, repassando as informações para outros profissionais das escolas, bem como para os alunos. Nas próximas etapas do projeto, outras escolas serão beneficiadas.

O projeto internacional "Kids Save Lives" iniciou em 2012, na Itália e na Alemanha, sendo endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015. No Brasil, o Kids Save Lives iniciou, oficialmente, suas atividades em dezembro de 2017, com a coordenação nacional da Universidade de São Paulo (USP). No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é a instituição parceira do projeto, tendo as instalações do HU-FURG como local de apoio para realização dos treinamentos. Em Rio Grande, a coordenação do projeto conta com a participação de professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Medicina (Famed), com auxílio de nove monitores voluntários, acadêmicos de Medicina.

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.