Os professores da Faculdade de Medicina (Famed), Felipe da Silva Paulitsch; e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Pricila Aikawa, representaram a FURG durante a premiação Ian G. Jacobs Award, realizada no dia 16 de novembro, em Chicago, nos Estados Unidos. Promovida pela American Heart Association, a cerimônia concedeu o prêmio ao Kids Save Lives (KSL), em reconhecimento ao trabalho internacional multidisciplinar para o avanço da ciência e da educação em ressuscitação cardiopulmonar. Os docentes integraram a comitiva do KSL Brasil sob liderança nacional das professoras Naomi K. Nakagawa e Maria José C. Carmona, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Sobre o projeto
Endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o KSL busca preparar as crianças para identificar e lidar com situações de perigo, como em um Acidente Vascular Cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória ou engasgo. O objetivo da ação é qualificar acadêmicos de medicina, e de outras áreas afins, para que posteriormente multipliquem o conhecimento nas escolas públicas.
No Brasil, o KSL atua desde 2017 sob a coordenação nacional das docentes supracitadas e está sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A FURG concretizou uma parceria de convênio com a USP em julho de 2020 para disseminar em nível nacional a proposta deste projeto. A iniciativa está formalizada como projeto de extensão e de pesquisa, reunindo diversos contribuintes, entre eles professores, estudantes, pesquisadores, funcionários e voluntários. Neste período, foram realizados treinamentos presenciais em Suporte Básico de Vida para mais de 15 mil crianças, adolescentes e adultos em todo o Brasil, tendo recebido oito relatos de salvamentos de vidas.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer