Recentemente, foi divulgada a edição 2024 do World’s Top 2% Scientists, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo. A ação é organizada pela Stanford University (Estados Unidos), elaborada a partir da compilação de informações da base de dados Scival, da Elsevier - considerada uma das editoras científicas de maior relevância mundial. A FURG teve oito de seus pesquisadores e pesquisadoras citados nesta lista.
Portaria suspende atividades no campus Carreiros nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h
Em Brasília, MEC reúne gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino
Estudantes do curso de Turismo e Eventos organizam a 2ª Conferência Municipal de Turismo de Santa Vitória do Palmar
Na lista que considera a trajetória do pesquisador, para além do seu impacto no ano anterior, a FURG figura quatro vezes, com os professores Jorge Alberto Vieira Costa, Michele Greque de Morais, Graçaliz Pereira Dimuro e Adalto Bianchini (do Instituto de Ciências Biológicas, envolvido no PPG em Ciências Fisiológicas e Oceanografia Biológica). Ao todo, oito cientistas da Universidade apareceram neste que é considerado um dos Rankings de maior impacto global.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi “este reconhecimento demonstra a importância das pesquisas da FURG, em diversas áreas do conhecimento, para o avanço científico global e para a formação qualificada dos nossos e das nossas discentes. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação parabeniza os pesquisadores e as pesquisadoras listados e agradece toda sua dedicação a esta Universidade”, destacou o gestor.
Como é feito o Ranking?
Segundo informações divulgadas pela organização do Ranking, a seleção dos pesquisadores é baseada em dois fatores, seguindo rigorosos parâmetros de impacto: os 100 mil cientistas com maior pontuação C (C-Score) - com e sem autocitações -, e aqueles incluídos nos 2% mais relevantes em suas subáreas de atuação. O ranking é dividido em dois índices: pesquisadores(as) mais influentes ao longo de toda a carreira e aqueles(as) mais destacados(as) no último ano, baseando-se nas citações feitas aos trabalhos acadêmicos por seus pares.