Em maio de 2025 acontecerá a 9ª edição do Simpósio de Segurança Alimentar, realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Seção Regional Rio Grande do Sul (sbCTA-RS), em Bento Gonçalves. O evento, de proporção nacional, contará em sua equipe organizadora com três professores da FURG, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, ligados à Escola de Química e Alimentos (EQA): Mariano Michelon, atribuído como presidente da iniciativa; Jaqueline Garda-Buffon, presidente da sbCTA-RS; e Lucielen Oliveira dos Santos, coordenadora do Comitê Científico.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
“O Simpósio se destaca na área de ciência e tecnologia de alimentos, com um foco especial em segurança alimentar, explorando todo o contexto científico, social e econômico relacionado a essa temática crucial", destacou Mariano.
Nesta edição, o simpósio abordará o tema "Soluções Sustentáveis: enfrentando os desafios do clima e da alimentação". O objetivo é fomentar um debate profundo sobre como equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, garantindo ao mesmo tempo o acesso universal a alimentos seguros. Serão discutidas estratégias e alternativas para minimizar o impacto ambiental e promover o uso racional dos recursos naturais, buscando soluções que atendam tanto às necessidades alimentares quanto às exigências ambientais atuais.
Ainda de acordo com o presidente da edição, o evento visa reunir especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir soluções sustentáveis que possam mitigar os impactos climáticos sobre a produção e distribuição de alimentos. “Nos últimos dois anos, o Brasil sofreu com secas severas e chuvas intensas que prejudicaram cultivos agrícolas, elevando os custos de produção e contribuindo para a insegurança alimentar. Este cenário impulsiona a necessidade de práticas sustentáveis e de tecnologias inovadoras que possam garantir uma estabilidade na cadeia de produção e abastecimento de alimentos", aponta Mariano.
Além de fomentar o debate sobre segurança alimentar e sustentabilidade, a ação também busca fortalecer parcerias intersetoriais, incentivar a inovação tecnológica e promover visibilidade para pesquisas científicas que possam contribuir para a resiliência climática. O evento ocorrerá em 2025, ano em que o Brasil sediará a COP30 e estará em destaque internacional pelos seus esforços em discutir temáticas relacionadas a áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono.
As inscrições já estão disponíveis, e devem ser realizadas exclusivamente no portal da sbCTA-RS, juntamente com mais detalhes e informações pertinentes ao participantes.