As professoras Roberta Pinto Medeiros e Evelin Mintegui, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) da FURG, receberam na semana passada, no Rio de Janeiro, o certificado de Registro Regional do Programa Memória do Mundo da Unesco, através do Comitê Regional da América Latina e do Caribe (MoWLAC).
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
O recebimento do certificado foi em virtude da submissão e reconhecimento da série Terrorismo de Estado no Período da Ditadura - Cone Sul, pertencente ao Fundo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com sede em Porto Alegre (RS).
A candidatura e registro dos documentos da referida série do MJDH envolveu elaboração técnica - pela exigência de padronização na descrição do conjunto de documentos - mas também política e afetiva, uma vez que mobilizou o apoio de diversos movimentos sociais, grupos de estudos e indivíduos que se dedicaram a demonstrar a importância da informação registrada naquele acervo para a história do Brasil e da América Latina.
Os arquivos representam, por meio dos documentos ali preservados, as mais diversas culturas, promovendo conhecimento sobre o passado, o presente e o futuro, auxiliando na construção da identidade e da memória e, consequentemente, colaborando para o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Para a professora Roberta Medeiros, receber o Registro Regional de Patrimônio Documental pelo Programa Memória do Mundo "num período recente da história brasileira em que políticas de apagamento e silenciamento de narrativas que traduzem a defesa dos direitos humanos estão cada vez mais em voga, é uma espécie de respiro em meio à tempestade e sinaliza a importância das atividades no contexto da Arquivologia".
O reconhecimento da Unesco é também resultado do projeto de extensão “Memória do Mundo: submissão de candidatura da Série Terrorismo de Estado do acervo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos”.
As pesquisadoras do Ichi também participaram de workshop de capacitação para os países africanos de língua portuguesa e para a região da América Latina e Caribe, que tem o objetivo de preparar candidaturas eficazes aos Registos Internacionais e/ou Regionais da Memória do Mundo (MoW) da Unesco. O Memória do Mundo é considerado a maior iniciativa do gênero no contexto internacional.