RECONHECIMENTO

Professoras do Ichi recebem distinção da Unesco

Certificados foram entregues a Roberta Medeiros e Evelin Mintegui por suas pesquisas na área da Arquivologia

Foto: Divulgação

As professoras Roberta Pinto Medeiros e Evelin Mintegui, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) da FURG, receberam na semana passada, no Rio de Janeiro, o certificado de Registro Regional do Programa Memória do Mundo da Unesco, através do Comitê Regional da América Latina e do Caribe (MoWLAC).

Notícias Relacionadas

O recebimento do certificado foi em virtude da submissão e reconhecimento da série Terrorismo de Estado no Período da Ditadura - Cone Sul, pertencente ao Fundo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com sede em Porto Alegre (RS).

A candidatura e registro dos documentos da referida série do MJDH envolveu elaboração técnica - pela exigência de padronização na descrição do conjunto de documentos - mas também política e afetiva, uma vez que mobilizou o apoio de diversos movimentos sociais, grupos de estudos e indivíduos que se dedicaram a demonstrar a importância da informação registrada naquele acervo para a história do Brasil e da América Latina.

Os arquivos representam, por meio dos documentos ali preservados, as mais diversas culturas, promovendo conhecimento sobre o passado, o presente e o futuro, auxiliando na construção da identidade e da memória e, consequentemente, colaborando para o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Para a professora Roberta Medeiros, receber o Registro Regional de Patrimônio Documental pelo Programa Memória do Mundo "num período recente da história brasileira em que políticas de apagamento e silenciamento de narrativas que traduzem a defesa dos direitos humanos estão cada vez mais em voga, é uma espécie de respiro em meio à tempestade e sinaliza a importância das atividades no contexto da Arquivologia".

O reconhecimento da Unesco é também resultado do projeto de extensão “Memória do Mundo: submissão de candidatura da Série Terrorismo de Estado do acervo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos”.

As pesquisadoras do Ichi também participaram de workshop de capacitação para os países africanos de língua portuguesa e para a região da América Latina e Caribe, que tem o objetivo de preparar candidaturas eficazes aos Registos Internacionais e/ou Regionais da Memória do Mundo (MoW) da Unesco. O Memória do Mundo é considerado a maior iniciativa do gênero no contexto internacional.