Parceria

Professora da FURG SAP participa de reunião com gigante chinesa do setor de hidrogênio verde

To High é reconhecida mundialmente por sua atuação em pesquisa, treinamento e consultoria na área

Foto: Divulgação

A professora Dra. Fernanda Trombetta, do curso de Engenharia Química e de Alimentos da FURG – campus Santo Antônio da Patrulha (FURG SAP), participou recentemente de uma importante reunião com representantes da To High Hydrogen Testing (Baoding) Co. Ltd, empresa chinesa reconhecida mundialmente por sua atuação em pesquisa, treinamento e consultoria na área de hidrogênio verde.

Notícias Relacionadas
O encontro contou com a presença da diretora-geral da To High, Duan Zhijie, e de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Profa. Dra. Michèle Oberson de Souza e Prof. Dr. Pedro Migowski da Silva, além de representantes das empresas HYXXON (Alexandre Dillenburg e Ricson Rocha de Souza) e Keldak (Ricardo Takeo Kuwaba e Dácio de Gonzaga Paul).

O objetivo da reunião foi aproximar as instituições brasileiras da empresa chinesa, abrindo caminhos para parcerias em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de energia limpa e sustentabilidade. A expectativa é que essa cooperação permita a transferência e disseminação de tecnologias já existentes, além da criação de novos projetos de pesquisa aplicados à transição energética.

A To High já presta serviços para gigantes como BMW e Foton, além de universidades e empresas de energia e do setor aeroespacial. A companhia também confirmou presença na COP 30, em Belém, onde apresentará um caminhão e dois barcos movidos a células de combustível desenvolvidos pela própria equipe - uma amostra do potencial da tecnologia. Na sequência, a comitiva, seguiu para a Invest RS a fim de dar desdobramento ao tema e ampliar o debate sobre as possibilidades de investimento no Estado.

A professora Fernanda Trombetta, que desde 2009 desenvolve estudos sobre células a combustível e hidrogênio verde, destacou o potencial transformador dessa aproximação:

“Essa é uma oportunidade real de propagação da tecnologia desenvolvida pela To High e de fortalecimento das pesquisas voltadas à transição energética. O desenvolvimento de projetos conjuntos pode tornar nosso campus um polo de formação de recursos humanos e referência para a capacitação de profissionais que atuarão nos futuros centros de hidrogênio no estado”, afirmou.

Os projetos em desenvolvimento estarão vinculados aos programas de pós-graduação PPGSPA, PPGQTA e PPGECE, fortalecendo a inserção da FURG-SAP no cenário nacional e internacional de pesquisa em energia limpa.

A visita da comitiva chinesa ao Rio Grande do Sul integra uma agenda mais ampla de aproximação com o governo estadual e universidades gaúchas, com vistas à construção de parcerias estratégicas para o avanço da economia verde no Brasil.

 

Galeria