O professor da FURG-SAP, Jorge Gamarra foi o palestrante no evento realizado na FIERGS-SENAI, no dia 21 de novembro. O encontro teve como tema a indústria chinesa e sua capacidade de inovação. A palestra foi direcionada principalmente a empresários da indústria da Região Metropolitana de Porto Alegre e foi organizada pelas professoras Pâmela Gauber e Fernanda Bittencourt Romeiro, da FIERGS-SENAI, com a colaboração de Camila Jardim, discente do Mestrado em Processos e Sistemas Agroindustriais na FURG-SAP.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Gamarra compartilhou que a visita à China superou suas expectativas, tanto no âmbito profissional quanto acadêmico. “Nossa pesquisa já estava em andamento há dois anos e possuíamos um bom conhecimento teórico. No entanto, estar no local, conversando com executivos e explorando fábricas e centros de inovação, ampliou ainda mais nossa compreensão sobre a capacidade de inovação da indústria chinesa”, explicou.
O professor da FURG-SAP também ressaltou que a experiência vivida, somada à pesquisa, está sendo compartilhada com seus alunos durante suas aulas. “Hoje, a China não é apenas o principal país em produção de conhecimento científico, mas também possui uma das indústrias mais inovadoras do mundo”, afirmou.
Gamarra destacou ainda a importância de compartilhar as práticas inovadoras da China com os empresários, para que possam aplicar esses aprendizados em suas próprias indústrias. No evento, ele aproveitou para agradecer o Sistema FIERGS-SENAI pela oportunidade de divulgar os resultados da pesquisa.