HOMENAGEM

Professor da FURG recebe a maior honraria da advocacia no Rio Grande do Sul

Comenda Oswaldo Vergara será entregue ao advogado Francisco Mattos no próximo dia 11

Criada em 11 de junho de 1975 pela Ordem dos Advogados do Brasil/RS (OAB/RS), com a intenção de homenagear o primeiro profissional a receber a comenda de Advogado Emérito no Rio Grande do Sul, em 1967, a Comenda Oswaldo Vergara constitui-se, hoje, como a mais importante honraria da advocacia no Estado. Neste ano, a distinção será entregue durante uma Sessão Magna, alusiva ao Dia da Advocacia, na próxima quinta-feira, 11, em Porto Alegre. Entre os comendados está o professor da Faculdade de Direito da FURG (Fadir), Francisco José Soller de Mattos.

Notícias Relacionadas
Sobre o homenageado

Egresso da FURG e inscrito na OAB/RS desde 1982, Francisco carrega uma importante trajetória de militância na advocacia. “Na OAB/RS, fui secretário geral, vice-presidente, presidente da Subseção do Rio Grande e conselheiro seccional”, explica o homenageado. Atualmente, Francisco ocupa uma posição de professor associado na docência da Faculdade de Direito da FURG, atividade que exerce desde o início dos anos 90.

Quem foi Oswaldo Vergara?

Professor de Português e Francês, político, escritor, delegado de polícia e presidente da OAB/RS, Oswaldo Vergara, em vida, trilhou uma trajetória tão importante que, 2 anos após o seu falecimento, foi criada uma honraria em seu nome. Nascido em 1883, na cidade de Jaguarão (RS), Vergara ingressou em 1902 na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre – hoje Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Após a sua graduação, em 1907, Vergara passou a atuar como delegado de polícia. Em 1915 foi nomeado para a lecionar Português, Francês e escrituração mercantil na Escola Complementar de Porto Alegre e na Escola do Comércio de Porto Alegre - hoje Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da Ufrgs. Além disso, Oswaldo assina diversos livros como “A Consolidação das Leis Fiscais do Estado do Rio Grande do Sul” e “Questões Vernáculas”.

Em 1926, Vergara participa da fundação do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, assume a presidência do Conselho Municipal de Porto Alegre, cargo que ocupou até 1930. Em 1931 é eleito presidente da OAB/RS.

No ano de 1951, Oswaldo foi eleito presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. E, em 11 de agosto de 1967, recebeu da OAB/RS a comenda de Advogado Emérito, sendo assim o primeiro a receber a homenagem. Aos 90 anos, Vergara faleceu vítima de infarto. Na intenção de homenagear a importante figura, a OAB/RS criou a Comenda Osvaldo Vergara. Os comendados que recebem esta honraria prestaram serviços relevantes à Ordem e à classe durante sua trajetória profissional.

Comendados e jubilados

Durante a Sessão Magna, também será entregue a distinção “Advogado Emérito”; confira a seguir a lista de comendados e jubilados.

Comenda Oswaldo Vergara:

Francisco José Soller de Mattos; Carlos Geraldo Coelho Silva; César Vergara de Almeida Martins Costa; Eugênia Reichert (In Memoriam); Líbia Suzana da Silva (In Memoriam); Maurício Bianchi; Régis Douglas Menezes; Beatriz Peruffo; Daniel Horn; Otto Júnior Barreto; Eduardo Nassif Branchier; André Luís Sonntag; Fabiana Azevedo da Cunha Barth; Igor Danilevicz; Jorge Estevão Maciel; Rita Pavoni; Monica Canellas Rossi; Itamar Moretti Basso; Patricia Aloisi; Roque Reckziegel; Rui Pereira Niederauer; André Araújo; José Mendonça; André Renato Zucco; Jane Berwanger e Anderson Trautmann Cardoso.

Advogado Emérito:

Otacilio Lindemeyer Filho; Ricardo Barbosa Alfonsin; Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin; Jair de Mattos; Paulo Olimpio Gomes de Souza; Sergio Augusto Pereira de Borja; Eduardo Kroeff Machado Carrion; Sérgio José Porto; Jocelin Azambuja; Antonio Carlos Schamann Maineri; Marina Beatriz Silveira de Magalhães; Milton Jose Munhoz Camargo; Sáloa Maria Neme da Silva; Teresa Cristina Fernandes Moesch; Tarcísio Jacob Gubiani; Mariza Teresinha Souza de Nonohay; Alexandre Yugueros Neto; José Morschbacher; Paulo de Tarso da Silva Carvalho; Rodolfo Luiz Rodrigues Correa; Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; Letícia Saldanha Caiaffo; Magda Ortiz Barreto Viana; Ivone Maria Moschem; Inubia Alves Carvalho Sfoggia; Lia Bartelli e Maria Elizete Karack.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.