A terceira edição do CriaRG Hackathon teve início na manhã desta terça-feira, 13, nos pavilhões da Nova Rheingantz. A grande final da disputa acontece ao longo dos três dias do evento, com a participação de dez projetos selecionados.
MPU: Começa período de inscrições para voluntários e banca
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
O CriaRG oferece atividades ligadas à ciência, inovação, criatividade e educação. Um grande público de dezenas de escolas da rede pública foi prestigiar a cerimônia de abertura.
"Este é um projeto que faz muito sentido para a juventude. O jovem quer transformar, ele não pode se conformar com a realidade como ela está. É preciso trabalhar para enfrentar os problemas de uma sociedade profundamente injusta e cheia de problemas. E o que esse evento traz é justamente a transformação apoiada no conhecimento", disse o reitor Danilo Giroldo, durante a cerimônia. "Inovação é isso: é conseguir diagnosticar os problemas, entendê-los, aplicar o conhecimento e propor uma solução que seja efetivamente viável. Não há caminho para a transformação que não seja o conhecimento, e vocês serão os agentes nisso", completou o reitor, que também recordou o início da implantação da Innovatio, incubadora de empresas de base tecnológica, no ambiente da universidade, dez anos atrás.
Os projetos finalistas do hackathon foram selecionados durante o CoCriaRG, que aconteceu no início de agosto no Oceantec – Parque Científico e Tecnológico da FURG. Durante três dias, grupos de alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal viveram uma imersão com mentorias e pitchs para desenvolverem e apresentarem as suas ideias. Após a avaliação da banca, foram definidos os dez finalistas que disputarão prêmios de até R$ 2 mil nesta semana.
Além de palestras temáticas, estudantes e professores encontram uma série de atividades interativas durante o evento. Diariamente, das 9h às 17h, o Museu Itinerante da PUCRS estará aberto para apresentar o universo da ciência em uma experiência diferenciada. Há também espaços dedicados à Equipe de Robótica FBOT e do robô Boris, ao projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago Gonzaga, e ao Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, entre outros.
Programação
Nesta quarta-feira, 14, às 14h, o especialista em projetos de inovação Ciro Vives apresenta a palestra “A revolução da comunicação até a inteligência artificial”.
Os participantes do CriaRG ainda poderão acompanhar a educadora financeira Dina Prates, especializada em finanças pessoais e para pessoas empreendedoras, na palestra “Do sonho à realidade: Construindo seu futuro com Educação Financeira”. A apresentação acontece no dia 15, às 9h.
O anúncio dos vencedores do hackathon acontecerá também na quinta-feira, 15, às 14h. Logo em seguida, será o momento de descontrair e comemorar com a presença do ROBOXX e Mímicos. Antes da premiação, a DJ Ametista vai animar o público com um line-up especial.
Temas alinhados à ONU
Idealizado em 2022 pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, sob a coordenação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo do município, Lu Compiani Branco, o CriaRG se baseia nos temas alinhados aos 17 ODSs da ONU. A ideia é promover uma imersão dos alunos nos temas mais importantes, bem como estimular o contato com iniciativas inovadoras e desafios para o futuro através do hackathon.