SAÚDE

Praça Shopping dedica o fim de semana ao combate ao câncer infantil

Especialistas conscientizarão sobre leucemia e doação de medula óssea

O Praça Rio Grande Shopping dedicará o fim de semana a uma causa essencial: o combate ao câncer infantil, doença que atinge cerca de 9 mil crianças por ano no Brasil. O Fevereiro Laranja é dedicado à conscientização da leucemia, tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes.

Notícias Relacionadas

Em parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Rio Grande e a Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia Oncológicas (LACCOn FURG), o Praça Shopping preparou um fim de semana especial sobre o tema e a busca pelo diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura.

No próximo sábado, 12, e domingo, 13, das 16h às 20h, acadêmicos da Faculdade de Medicina da FURG estarão alertando aos clientes do shopping sobre a importância de verificar os sintomas apresentados pelas crianças, incentivando o diagnóstico precoce e sensibilizando sobre a doação de medula óssea.

Durante a ação, cabeleireiros apoiadores estarão realizando cortes de cabelo gratuitamente, que serão transformados em perucas e autoestima para quem está passando por esse momento. Serão aceitos todos os tipos de cabelo, com e sem química.

Os cabelos doados acima de 10cm serão encaminhados ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer), hospital especializado no tratamento de tumores infantis, e acima de 20cm irão para a ONG Fio de Luz, especializada na confecção de perucas para a causa. Os clientes também poderão levar as mechinhas já cortadas, acima de 10cm.

“Convidamos a todos para passar uma tarde leve, informativa e de doação no Praça. Esperamos a comunidade para um diálogo sem tabus sobre câncer infantil, leucemia e doação de medula óssea. Você ainda pode participar através de um gesto simples e de apoio à causa, entregando alguns centímetros de amor e doando parte do seu cabelo”, destacou Ana Flávia de Queiroz Pereira, coordenadora da LACCOn.

Entre as atrações, haverá uma exposição de perucas da Aapecan, além de atrações musicais e apresentações de dança com o grupo Kimbra Cia. de Dança. A ação seguirá os protocolos necessários contra a Covid-19, como a obrigatoriedade da máscara e o distanciamento social.