COMEMORAÇÃO

PPGAQ promove 1º Seminário Internacional de Aquicultura

FURG promove seminário internacional de aquicultura

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

 

Na manhã desta quinta-feira, 10, o Programa de Pós-graduação em Aquicultura (PPGAQ) realizou a abertura do 1º Seminário Internacional de Aquicultura. A iniciativa é parte da comemoração dos 20 anos de atividade do programa, que é consolidado como referência nesta área do conhecimento no país e parte do exclusivo grupo de programas de pós-graduação classificados pela Capes como “de excelência” (Conceito 6).

Notícias Relacionadas
Durante a abertura, estiveram presentes o reitor Danilo Giroldo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi; o diretor do Instituto de Oceanografia (IO), Cesar Bonifácio Costa; e o coordenador do PPGAQ, Dariano Krummenauer.

Para o reitor, o momento é muito importante para celebrar a excelência e longevidade do programa. “Junto com a Estação Marinha de Aquicultura, o PPGAQ desafia a universidade de diversas formas; e é por meio desses desafios que a instituição é capaz de crescer e se desenvolver. Aqui, muito antes de discutir a institucionalização da inovação, da produção, da aproximação com o setor produtivo; já existia um trabalho, de forma organizada, considerando e estruturando essas questões”, detalhou Giroldo durante sua fala de abertura.

“O PPGAQ é um ambiente extremamente articulado, interdisciplinar por natureza, e que busca integrar diferentes áreas do conhecimento e diferentes expertises para contribuir com os desafios da aquicultura dentro e fora da academia”, completou o reitor.

De acordo com Secchi, o PPGAQ vem se destacando ao longo dos seus 20 anos de existência, levando o nome da FURG para os mais diversos cantos do mundo. “Este é um programa que se destaca em várias áreas, como a aquicultura sustentável com tecnologia bioflocos, por exemplo, campo no qual é referência internacional. É preciso celebrar mesmo, pois aqui se cumpre um importante papel do ensino superior: a formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento da pesquisa”, comentou o pró-reitor.

Segundo o diretor do Instituto de Oceanografia, a cooperação é a palavra que resume estes 20 anos de sucesso do programa e, em razão disso, prestou suas homenagens ao professor Paulo César Abreu, falecido em julho de 2022. “Não podemos deixar de agradecer também aos colegas que já partiram; neste sentido, gostaria de informar que na última quarta-feira, 9, foi aprovado pelo conselho do IO um projeto de apoio à formação complementar na área de ciências do mar, aquicultura e biotecnologias marinhas, denominado Paulo César Abreu, em homenagem ao nosso querido colega”, informou Cesar.

Sobre o evento

Ao longo deste primeiro dia de evento, a programação contou com a presença de diversos pesquisadores internacionais com trabalho reconhecido na área de aquicultura; os convidados ministraram palestras por videoconferência. Encerrando as atividades de quinta-feira, realizou-se também uma mesa redonda acerca da sustentabilidade da aquicultura no Brasil.

As atividades do segundo dia serão desenvolvidas presencialmente no auditório da Estação Marinha de Aquicultura (EMA), localizada na Querência - Praia do Cassino, e contará com uma mesa redonda composta por empresários da indústria aquícola nacional. Ainda durante a manhã será realizada uma homenagem ao Professor Paulo César Abreu. No período da tarde, os discentes do programa apresentarão os principais resultados de suas dissertações e teses.

 

Galeria

FURG promove seminário internacional de aquicultura

Hiago Reisdoerfer/Secom