Com a retomada das atividades de graduação programada para a próxima segunda-feira, 25, como resultado de uma caminhada gradual de retorno progressivo à ocupação dos campi da universidade, a FURG teve – e continua tendo -, no seu Plano de Contingência, um documento responsável pela organização e padronização de protocolos de ação para a manutenção de um ambiente sanitário seguro. Nesta quarta-feira, 20, o Plano ganhou sua mais nova versão.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Compondo uma das menores alterações textuais no documento desde o início do contexto pandêmico, a versão 1.9 do Plano de Contingência da FURG traz uma atualização nas instruções de medidas coletivas e individuais de prevenção e proteção nos ambientes institucionais. Agora, o documento passa a considerar a adoção dos conceitos e definições estabelecidos pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária, em sua nota informativa de Nº 42, responsável por balizar condutas em caso de surto da covid-19. Ainda em tempo, o documento também reforça o item seguinte, que institui a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para estudantes, professores, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados em ambientes fechados, além de recomendar o uso em ambientes externos.
De acordo com o vice-reitor, Renato Duro Dias, as medidas foram tomadas segundo entendimento do Comitê de Monitoramento da Covid-19 na FURG. “No atual momento da pandemia, considerando os indicadores epidemiológicos; os percentuais significativos de vacinação da comunidade universitária; a baixa demanda dos serviços de saúde relacionada à pandemia no país, no Estado e nos municípios onde a FURG atua; e a exigência de passaporte vacinal na universidade, o Comitê entendeu pertinente manter o uso obrigatório de máscaras nos espaços fechados e recomendar o uso nos espaços abertos”, esclareceu o gestor.
Na próxima segunda-feira, 25, a FURG se prepara para receber cerca de 8 mil estudantes que retornam para o cumprimento de atividades acadêmicas presenciais em integralidade, com o início do semestre letivo de 2022.