ADD

Período para avaliação de professores segue aberto

Avaliação Docente pelo Discente fornece subsídios para formulação de planejamentos

O processo de avaliação docente pelo discente (ADD) já iniciou na FURG. A iniciativa tem o objetivo de avaliar e fornecer subsídios para os professores, para formular seus planejamentos do próximo ano e conta com a participação de estudantes da FURG, sejam de graduação, pós-graduação ou residência.

Notícias Relacionadas
A avaliação permite ao estudante refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, avaliando a atuação pedagógica no decorrer das disciplinas. Segundo o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, a participação dos estudantes na ADD é fundamental para a melhoria do ensino na universidade.

Para participar, basta acessar o Sistema FURG. No menu vertical, à esquerda, há a opção Avaliação dos Docentes. Ali, está disponível o formulário de avaliação para cada disciplina cursada no segundo semestre, ou ainda para as disciplinas de oferta anual. O questionário é composto por 10 questões objetivas e há um campo para sugestões e comentários, cujo preenchimento é opcional.

Os dados gerados pela ADD compõem o relatório gerencial de cada curso, o que permite perceber tanto as possibilidades quanto as dificuldades. Esses dados são o ponto de partida também para o planejamento dos projetos político pedagógicos dos cursos em seu decorrer. Além disso, muitas das questões apontadas pelos estudantes na avaliação, se tornam temáticas dos cursos de formação para professores promovidos pela Pró-reitoria de Graduação. Por isso, avaliar não se trata apenas de criticar ou de elogiar, mas de refletir sobre o processo educativo na universidade.

“Todos os processos desenvolvidos na Universidade precisam ser constantemente planejados para se adequarem às necessidades e demandas da sociedade. Como uma etapa fundamental para se construir um planejamento é necessário que a Universidade tenha um diagnóstico de sua situação atual. É através da Avaliação Institucional que a FURG recolhe as informações necessárias para realização desse diagnóstico e identifica o que precisa ser feito ou adequado para atender aos anseios da sociedade”, destaca Luiz Nery.

Todas as informações preenchidas são anônimas e o resultado da avaliação será divulgado em fevereiro do próximo ano, após o fim do período letivo.