NOVA OPORTUNIDADE

Período da Avaliação Docente pelo Discente 2023/1 é prorrogado

Novo prazo se estende até o próximo domingo, 23

 A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou o prazo para a realização do processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) referente as disciplinas ofertadas no 1º semestre letivo de 2023 até o próximo domingo, 23 de julho.  Segundo a CPA, o prazo foi estendido em virtude da suspensão das atividades acadêmicas e da interrupção do fornecimento de energia elétrica e do funcionamento das redes de telefone e internet, o que inviabilizou a participação dos estudantes neste processo.  Todos os estudantes matriculados em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da universidade, presencial ou a distância, que cursaram disciplinas neste primeiro período letivo podem efetuar a avaliação.

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  Para participar, os discentes devem acessar a aba "Avaliação do Docente/Turmas" no Sistemas FURG e clicar em "avaliar".  A avaliação consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso. Posteriormente, estes são enviados às coordenações.  Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que a identidade dos estudantes não é divulgada, sendo um processo anônimo.

Segundo o diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Maia Nery, o processo de avaliação é fundamental para o estudante ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem da universidade.

 “Ao avaliar os docentes que ministraram aula nas disciplinas, os estudantes vão permitir que os próprios professores e os gestores identifiquem as necessidades de ajustes nas atividades de ensino, bem como destacar as boas práticas realizadas para que possam ser multiplicadas”, finaliza o gestor.

No final do ano letivo, os resultados serão disponibilizados no menu “Avaliação do Docente/Turmas – Resultados”. Eles servirão como base para os programas de capacitação dos docentes.

Para mais informações sobre o processo da ADD, entre em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) pelo e-mail dai@furg.br ou pelo telefone 53 323366918/ 32336945.  

Histórico:

A ADD já é um instrumento institucional tradicional na FURG, tendo sido criado no ano de 2000, e aplicado pela primeira vez em 2002 e desde então vem sendo realizado anualmente, com exceção do primeiro ano da pandemia de covid 19 (2020). O objetivo deste processo avaliativo é contribuir para a melhoria do ensino na universidade, por meio da análise crítica por parte dos discentes, elencando os aspectos positivos e negativos, para melhorar o desempenho docente.  A ideia é instrumentalizar as Coordenações de Cursos, as Direções das Unidades Acadêmicas, Pró-reitoria de Graduação (Prograd)  e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) no sentido de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação docente-estudante e na práxis do ensino-aprendizagem.