No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um projeto de extensão uniu estudantes e profissionais em busca de melhorias na gestão hospitalar. A iniciativa envolveu uma análise das licitações desertas e fracassadas, visando a identificar soluções que beneficiem a eficiência do Hospital e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A disciplina Práticas de Extensão em Administração I, com o projeto de extensão “Gestão Inovadora nas Organizações para o Desenvolvimento do Extremo Sul do Rio Grande do Sul”, é coordenada pela professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac/FURG), Carolina Magda da Silva Roma. A atividade buscou compreender como fatores locais e regionais influenciam esses resultados e propor soluções para minimizar o problema.
O Projeto Inova RS é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul que busca posicionar o estado como referência global em inovação. Ele promove ações conjuntas entre academia, setor empresarial, sociedade civil e governo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do aproveitamento dos potenciais regionais.
Troca de conhecimento e impacto na gestão pública
A primeira etapa do projeto envolveu a visita técnica à Gerência Administrativa (GAD) do HU-FURG. Durante essa visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os processos internos do Hospital e, com base no diálogo com os colaboradores, definiram como foco de atuação as licitações desertas e fracassadas. A partir daí, realizaram uma análise de dados reais das licitações do Hospital, identificando itens críticos e investigando as causas dessas ocorrências. Além disso, buscaram propor ações para mitigar esses problemas em outros hospitais da Rede Ebserh, envolvendo um hospital da região Nordeste e dois do Sul, por meio de entrevistas com gestores da área de licitações.
Os estudantes também realizaram um levantamento sobre licitações e a participação de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no setor de saúde, buscando compreender a experiência dos hospitais entrevistados nesse contexto. Por fim, os resultados obtidos foram apresentados à GAD como parte da conclusão das atividades do projeto.
“Ver alunos de graduação mergulhando no universo prático e multidisciplinar de um Hospital Universitário, interagindo com a equipe técnica e propondo, a partir dos desafios identificados, soluções que conversem com a prática e real necessidade da instituição é muito recompensador, e acima de tudo, reforça o caráter formador da instituição. É uma troca de saberes da qual só há ganhos para todos os envolvidos”, afirmou o gerente administrativo, Tomás Dalcin.
Carolina ressaltou a relevância das parcerias para o avanço do projeto, que promove a curricularização da extensão no curso de Administração, envolvendo a participação de sete alunos de diferentes semestres. “Sou extremamente grata pela parceria com o Inova RS e com o HU-FURG. Agradeço a gestora de inovação Tenille Drews, que possibilitou a colaboração com o Hospital, e expresso minha gratidão pela excelente recepção e suporte que tivemos de todos os membros da equipe do HU-FURG no transcorrer das nossas atividades”, disse.
Os resultados do projeto, apresentados em 27 de janeiro, têm impacto direto na aquisição de insumos e serviços, mas também refletem em diversas áreas do Hospital. “Setores como infraestrutura, logística, farmácia hospitalar e atendimento ao paciente são beneficiados por processos mais ágeis e bem estruturados. Isso reforça o compromisso do HU-FURG com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, ressaltou Emeline.
A docente Carolina também destacou os impactos do projeto para os alunos e para a comunidade. “Para os estudantes, foi uma grande oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e de vivenciar situações reais enfrentadas por gestores na área hospitalar”, afirmou. Já para a comunidade, os resultados do trabalho contribuem para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e o fortalecimento da economia local. “Sabendo da demanda do HU-FURG e da importância das MPEs para a economia, para o segundo ciclo do nosso projeto iremos focar em aprofundar nosso entendimento de fatores críticos para a participação das MPEs locais nas licitações do Hospital”, completou.
O projeto envolveu diversos profissionais do HU-FURG. Pela Gerência Administrativa (GAD), participaram o gerente administrativo e os chefes da Divisão de Administração e Finanças, Marcelo Haudt da Silva; do Setor de Administração, Francielle da Silveira Pereira; e da Unidade de Compras e Licitações, Ewerton da Silva Quartieri. Já pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), além de Emeline, participaram os chefes da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Pedro Baptista dos Santos; do Setor de Gestão do Ensino, André de Oliveira Teixeira; e do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Luis Fernando Guerreiro.
Colaboração interdisciplinar no HU-FURG
“O ambiente hospitalar oferece múltiplas oportunidades para projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação. Essas vivências enriquecem a formação dos alunos e geram impacto social positivo”, disse Emeline. Já Carolina ressaltou que “Esse tipo de cooperação fortalece não só os alunos, mas também a sociedade como um todo, ao usufruir do conhecimento gerado na Universidade”.
O HU-FURG está aberto à colaboração com cursos de diversas áreas do conhecimento, além da saúde. O Hospital oferece oportunidades para projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação em áreas como Administração, Engenharias, Gestão Ambiental, Contabilidade e Tecnologia da Informação. Essa abertura está alinhada à política de ‘curricularização da extensão’ das universidades federais, que visa integrar atividades de extensão à formação dos estudantes.
Esses projetos permitem aos alunos desenvolverem soluções práticas e interdisciplinares, abordando temas como melhorias em gestão, infraestrutura, sistemas de informação e sustentabilidade. A participação em iniciativas que gerem impacto social contribui para a qualidade dos serviços hospitalares e proporciona um aprendizado, tanto para os estudantes quanto para a comunidade atendida.