Um termo de convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Prefeitura de São José do Norte permitirá a realização de oficinas de Prototipagem e Impressão 3D para alunos da rede municipal de ensino.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O projeto será desenvolvido no Casarão do Saber e da Inovação no município vizinho, inaugurado na última sexta-feira, 29 de julho. Durante o ato inaugural, assinaram o termo a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, e a pró-reitora de Inovação e Tecnologia de Informação, Danúbia Espíndola.
"Meus votos são de vida longa para este espaço, e que ele possa inspirar as crianças a se colocarem no futuro", afirmou a pró-reitora em sua fala. Acompanharam a solenidade professores do Imef e a sua diretora, Adriana Elisa Ladeira Pereira.
O Casarão oferecerá aos estudantes no contraturno escolar mais de dez opções de oficinas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. O novo espaço contará com espaços tecnológicos e interativos que irão apoiar docentes em formação continuada e aproximação com as tecnologias e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
O Laboratório Ciência Impressa 3D, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da universidade, em parceria com a prefeitura, desenvolverá o Projeto Casarão do Saber Maker sob a coordenação dos professores Everaldo Arashiro, João Prolo e Aline Guerra Dytz.
O projeto tem como objetivo, além de oferecer oficinas de Prototipagem e Impressão 3D, contribuir para que os alunos da rede pública do município tenham acesso à cultura maker, ou seja, à experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento, com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.