A Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), unidade integrante do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv), está em primeiro lugar dentre as seis ouvidorias públicas gaúchas avaliadas até o momento. O SisOuv é responsável por receber e analisar as manifestações referentes aos serviços públicos prestados pelas ouvidorias e os resultados foram apresentados em reunião realizada na quarta-feira, 21.
O trabalho de avaliação teve como objetivo verificar se as funções de ouvidoria estão sendo plenamente exercidas, bem como identificar questões que apresentem potencial impacto no cumprimento de suas atribuições legais, boas práticas e oportunidades de aprimoramento. O Relatório Preliminar de Avaliação propõe apenas três recomendações para a Ouvidoria da FURG, o que coloca a unidade, ligada à Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social da universidade, em primeiro lugar frente às demais avaliadas.
Os resultados foram apresentados pelo superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) Regional/RS, Davison Wisniewski de Souza, e auditores do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (Naop/CGU), Fernanda Wottrich e Gabriel Caleffi Estivalet, em reunião virtual com o reitor em exercício, Ednei Primel, e a secretária de Integridade, Transparência e Controle Social, Karina Molina. Também pelo Naop/CGU, participou da reunião a administradora Leticia Maria Vilanova de Souza Brasil.
O escopo do Relatório Preliminar de Avaliação será publicado após conclusão do processo e engloba a identificação da estrutura, do fluxo de trabalho, a relação hierárquica, a integração da Ouvidoria com a alta gestão da universidade, os recursos humanos, as boas práticas implementadas, além de outras questões com capacidade potencial de interferir no cumprimento da missão da Ouvidoria da FURG.