O Oceantec-Mar RS, projeto de expansão do Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Oceantec), é finalista do Prêmio Finep de Inovação 2025, a mais importante premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa representa um novo marco no fortalecimento da Economia do Mar e na consolidação do ecossistema de inovação azul do Rio Grande do Sul.
Notícias Relacionadas
Mostra de Ciências e do Conhecimento mobiliza escolas e comunidade em Santo Antônio da Patrulha
HU-FURG participa de reunião para divulgar pesquisa sobre tuberculose em crianças e adolescentes
Reitora Suzane Gonçalves recebe a Comissão de Direitos Humanos da OAB Rio Grande
Expansão e fortalecimento da Economia Azul
Mostra de Ciências e do Conhecimento mobiliza escolas e comunidade em Santo Antônio da Patrulha
HU-FURG participa de reunião para divulgar pesquisa sobre tuberculose em crianças e adolescentes
Reitora Suzane Gonçalves recebe a Comissão de Direitos Humanos da OAB Rio Grande
O projeto Oceantec-Mar RS nasceu com o propósito de ampliar a atuação do Oceantec, tanto em sua estrutura física no campus da FURG em Rio Grande, quanto com a construção de um novo prédio no campus de Santo Antônio da Patrulha. O investimento, viabilizado por recursos da Finep, tem como base a criação de um hub de desenvolvimento tecnológico voltado à biotecnologia marinha, robótica, ciência de dados e ciências do mar.
Segundo Samuel Bonato, diretor do Parque Tecnológico, o projeto representa uma evolução da infraestrutura e das parcerias estratégicas já consolidadas pelo Parque. “A ideia é impulsionar ainda mais a inovação voltada à economia do mar, expandindo espaços para empresas, laboratórios e serviços tecnológicos que atendam tanto ao setor produtivo quanto à sociedade”, destaca o diretor.
Parcerias estratégicas
Um dos diferenciais do Oceantec-Mar é a articulação entre universidade, setor público e iniciativa privada. O projeto tem como empresa-âncora a Portos RS, principal parceira institucional, e conta ainda com o apoio das Prefeituras de Rio Grande e de Santo Antônio da Patrulha, além da Fundação de Apoio à FURG (FAURG).
Essa rede de cooperação foi um dos critérios fundamentais para a candidatura ao prêmio. O modelo colaborativo reflete o papel do Oceantec como agente de integração entre pesquisa, inovação e desenvolvimento regional.
Reconhecimento nacional
O Prêmio Finep de Inovação reconhece os projetos mais transformadores financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em sua nova edição, o prêmio adota um formato inédito: concorrem projetos que receberam apoio financeiro da Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, tanto em modalidades reembolsáveis quanto não reembolsáveis.
De um universo de cerca de três mil projetos, trezentos foram selecionados em uma primeira fase, e 144 seguem disputando os prêmios regionais nas diferentes categorias.
Os vencedores regionais avançam para a etapa nacional, cuja cerimônia final será realizada entre novembro e dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília. Além do reconhecimento público, os premiados recebem o Selo Finep de Inovação 2025, que atesta a relevância e o impacto dos projetos em suas áreas de atuação.
A etapa Sul da premiação acontece em Florianópolis, no dia 23 de outubro, quando serão conhecidos os destaques da região.