O Núcleo de Exposições da FURG tem como objetivo realizar a administração dos espaços expositivos situados no prédio das Artes e na Galeria de Arte Espaço Incomum, localizada no Centro de Convivência. O projeto se propõe a fomentar e difundir a arte para a comunidade acadêmica e para a região de abrangência da FURG, estimulando a criação artística e a fruição cultural.
Reuso de Dados e Rede Brasileira de Reprodutibilidade foram temas de palestra na FURG
Docente e pesquisador da FURG publica artigo em periódico nos EUA
Professor Ednei Primel ganha prêmio internacional
As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos das disciplinas semestrais “Elaboração de Projetos em Arte” e/ou “Metodologia da Pesquisa em Arte na Docência e na Prática”, ou “História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira”, conforme a carga horária de atividades realizadas e orientação das professoras responsáveis.
No projeto serão apresentadas entrevistas em vídeos de até 15 minutos, que atendem aos núcleos de discussão e debate sobre o sistema da arte e o diálogo entre arte e educação ambiental, curadoria, gestão cultural, inclusão, ativismos, arte brasileira e feminismo. Os vídeos serão gravados por docentes, estudantes, curadores, produtores culturais, artistas, ativistas, técnicos e agentes da comunidade.
O Núcleo de Exposições e a Galeria Espaço Incomum são coordenados pela docente Janice Appel e contam com o apoio, como bolsistas ou voluntários, dos estudantes Yuri Lucas, Sophia Porto Alegre, Leandro Castro e Isabela Toledo, dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Artes Visuais.
As docentes Janice Appel e Vivian Paulitsch são responsáveis pelo projeto “Núcleo de Exposições da FURG: projetos e possibilidades metodológicas quanto aos processos históricos de artes visuais a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais”, incluso no Plano Pedagógico do curso de Artes Visuais.