O Núcleo de Exposições da FURG tem como objetivo realizar a administração dos espaços expositivos situados no prédio das Artes e na Galeria de Arte Espaço Incomum, localizada no Centro de Convivência. O projeto se propõe a fomentar e difundir a arte para a comunidade acadêmica e para a região de abrangência da FURG, estimulando a criação artística e a fruição cultural.
Secom e Comissão Especial se reúnem para qualificar o trabalho de comunicação durante consulta para reitoria
Delegação do curso de Relações Internacionais participa da Simulação das Nações Unidas da UFPEL
Alunos de Relações Internacionais da FURG-SVP visitam a Mesquita do Chuí
As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos das disciplinas semestrais “Elaboração de Projetos em Arte” e/ou “Metodologia da Pesquisa em Arte na Docência e na Prática”, ou “História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira”, conforme a carga horária de atividades realizadas e orientação das professoras responsáveis.
No projeto serão apresentadas entrevistas em vídeos de até 15 minutos, que atendem aos núcleos de discussão e debate sobre o sistema da arte e o diálogo entre arte e educação ambiental, curadoria, gestão cultural, inclusão, ativismos, arte brasileira e feminismo. Os vídeos serão gravados por docentes, estudantes, curadores, produtores culturais, artistas, ativistas, técnicos e agentes da comunidade.
O Núcleo de Exposições e a Galeria Espaço Incomum são coordenados pela docente Janice Appel e contam com o apoio, como bolsistas ou voluntários, dos estudantes Yuri Lucas, Sophia Porto Alegre, Leandro Castro e Isabela Toledo, dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Artes Visuais.
As docentes Janice Appel e Vivian Paulitsch são responsáveis pelo projeto “Núcleo de Exposições da FURG: projetos e possibilidades metodológicas quanto aos processos históricos de artes visuais a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais”, incluso no Plano Pedagógico do curso de Artes Visuais.