CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Núcleo de Exposições da FURG promove fomento da arte entre comunidade acadêmica

Ações fazem parte do Plano Pedagógico Emergencial dos cursos de Artes Visuais da universidade

O Núcleo de Exposições da FURG tem como objetivo realizar a administração dos espaços expositivos situados no prédio das Artes e na Galeria de Arte Espaço Incomum, localizada no Centro de Convivência. O projeto se propõe a fomentar e difundir a arte para a comunidade acadêmica e para a região de abrangência da FURG, estimulando a criação artística e a fruição cultural.

Notícias Relacionadas
A ações do Núcleo de Exposições da FURG fazem parte do Plano Pedagógico Emergencial (PPE) 2020 dos cursos de Artes Visuais. Além de produzir um apoio ao ensino dos alunos dos cursos de Artes Visuais, o núcleo também visa atender a Lei Municipal 8445/2019, que diz respeito à promoção e divulgação das culturas caingangues e guaranis. O projeto também atenderá a Lei 10.639/03, que ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos das disciplinas semestrais “Elaboração de Projetos em Arte” e/ou “Metodologia da Pesquisa em Arte na Docência e na Prática”, ou “História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira”, conforme a carga horária de atividades realizadas e orientação das professoras responsáveis.

No projeto serão apresentadas entrevistas em vídeos de até 15 minutos, que atendem aos núcleos de discussão e debate sobre o sistema da arte e o diálogo entre arte e educação ambiental, curadoria, gestão cultural, inclusão, ativismos, arte brasileira e feminismo. Os vídeos serão gravados por docentes, estudantes, curadores, produtores culturais, artistas, ativistas, técnicos e agentes da comunidade.

O Núcleo de Exposições e a Galeria Espaço Incomum são coordenados pela docente Janice Appel e contam com o apoio, como bolsistas ou voluntários, dos estudantes Yuri Lucas, Sophia Porto Alegre, Leandro Castro e Isabela Toledo, dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Artes Visuais.

As docentes Janice Appel e Vivian Paulitsch são responsáveis pelo projeto “Núcleo de Exposições da FURG: projetos e possibilidades metodológicas quanto aos processos históricos de artes visuais a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais”, incluso no Plano Pedagógico do curso de Artes Visuais.