Na última semana de setembro, a FURG recebeu a visita do novo secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, nas dependências da Estação de Apoio Antártico (Esantar). Na oportunidade, o gestor foi recebido pelo reitor Danilo Giroldo; pelo assessor de Projetos Estratégicos, Mozart Tavares; e pelo coordenador de Apoio às Atividades na Antártica, Roberto Rossari de Bastos. Após uma breve conversa, Jaques pôde acompanhar de perto os preparativos logísticos para as operações, bem como processos de conservação e manutenção, armazenamento e administração.
Último debate da campanha de Pesquisa de Opinião 2024 acontece nesta terça, 17
Secom divulga vídeo com passo a passo para realizar a votação no sistema da Pesquisa de Opinião 2024
Secom lança vídeo sobre como recuperar senha no Sistemas FURG; confira.
Sobre a Cirm
A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) foi criada em 1979, com o propósito de assessorar o comandante da Marinha e coordenador da Cirm; na execução das suas atividades pertinentes. A comissão é uma organização militar integrante da estrutura organizacional da Marinha do Brasil.
Cabe à Secirm atuar como elemento coordenador e articulador na implementação das deliberações da comissão, procurando fomentar pesquisas, difundir o conhecimento científico, realizar a manutenção e ocupação de áreas de interesse nacional e orientar a exploração sustentável dos recursos vivos e não vivos na Amazônia Azul e na Antártica.
Nesta comissão, a FURG é a universidade indicada para representar o Ministério da Educação (MEC), e, portanto, representa todo sistema de educação superior do país.
De acordo Giroldo, a instituição valoriza a importância da visita do novo secretário, e considera a ocasião importante para a manutenção da relação longeva e profícua entre a universidade e a Marinha do Brasil. “Para nós é uma alegria receber o Secretário Jaques no campus Carreiros; não só para que ele possa conhecer a estrutura da Esantar, que é um dos pontos de interação mais intensos entre a FURG e a Cirm, mas também para que a gente possa debater os desafios da gestão de projetos como o Proantar, o PPGMar, e outras oportunidades de cooperação institucional que se apresentam no contexto da comissão”, destacou o reitor.