IGUALDADE

No dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, FURG se reúne com ONG para possibilidade de parceria

Organização Stand With Us poderá atuar junto à universidade para promover atividades voltadas ao combate do antissemitismo

Foto: Altemir Viana

Motivada pelo episódio acontecido no início de janeiro em um dos banheiros do Pavilhão 6, do campus Carreiros, a ONG Stand With Us – sediada em Los Angeles, Estados Unidos, e com diversos escritórios ao redor do mundo, incluindo o Brasil -, entrou em contato com a FURG para a possibilidade de uma parceria institucional. Nesta sexta-feira, 27, representantes de ambas as partes estiveram reunidos para ouvir propostas e iniciar o primeiro contato formal.

Notícias Relacionadas
Participaram da Reunião a coordenadora da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Freire; a assessora do Gabinete do Reitor, Letícia Chaplin; o coordenador do curso de direito da FURG, Marcelo Cafrune; o coordenador de Educação e Memória do Holocausto da Stand With Us, Marcelo Gewertz; e, representando a sucursal de Porto Alegre da ONG, Augusto Lerner Krieger.

De acordo com Freire, a reunião serviu para que a FURG pudesse conhecer mais acerca das atividades pedagógicas e formativas que a ONG realiza no combate ao antissemitismo e outras questões ligadas a discriminação. “A ideia é construirmos parcerias pedagógicas para trabalharmos essas questões que dizem respeito a dignidade, ao humano, à tolerância e à solidariedade”, explicou a coordenadora

A ocasião se torna ainda mais especial, uma vez que a data, 27 de janeiro, é tida como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A passagem marca o momento em que o Exército Vermelho libertou o maior campo de concentração nazista: Auschwitz, na Polônia, onde milhares de pessoas foram exterminadas.

Ainda de acordo com Freire, a fase do processo de aproximação das duas instituições é de conversa e escuta. “Hoje ouvimos como a ONG atua e, agora, eles vão nos enviar uma proposta”, elucidou a coordenadora. De modo geral, as atividades desempenhadas pela organização incluem roda de conversa com sobreviventes do holocausto, curso de formação, palestras, aulas, e outras ações correlatas.

Relembre o episódio

No dia 13 de janeiro de 2023, o Pavilhão 6 do campus Carreiros, prédio acadêmico da instituição, amanheceu com um de seus banheiros vandalizado. Na ocasião, símbolos com alusão nazista e frases racistas foram pichadas nas paredes do espaço que, após ser interditado, fez parte de uma série de diligências da Polícia Federal.

Para descobrir apurar responsáveis e aplicar as punições cabíveis, ainda no mesmo dia, a FURG criou, por meio de uma portaria normativa, uma Comissão Especial Temporária, vinculada ao Gabinete do Reitor. Inicialmente, a equipe – formada por representantes da comunidade estudantil, técnicos-administrativos em educação e docentes -, teria 15 dias para emitir um parecer sobre o caso; prazo esse que se encerra neste sábado, 28.

No entanto, como previsto na portaria normativa que instalou a comissão, o grupo poderia prorrogar este prazo por mais um período, uma vez que ainda estivesse recebendo denúncias e outros materiais que pudessem auxiliar não apenas a investigação institucional, mas também, o trabalho de apuração da Polícia Federal. De acordo com Freire, a comissão irá exercer o direito de prorrogar o período de diligências internas.

“Estamos ouvindo pessoas e diligenciando documentos. Tudo que recebemos até então está sendo, também, encaminhado para a Polícia Federal”, completou a coordenadora.

Sobre a ONG

Fundada em 2001, em Los Angeles, Estados Unidos, a Stand With Us é umaa Organização voltada para capacitar estudantes e comunidades ao redor do mundo, por meio do oferecimento de treinamentos e programas educacionais. A ONG atua junto à campus universitários, escolas secundárias e escolas de ensino médio.

Atualmente, a organização possui escritórios – além de seu país sede -, em Israel, Holanda, Reino Unido, Canadá, Brasil e África do Sul. De acordo com seu website, a ONG não está alinhada politicamente com nenhum país e coloca como objetivo central de seu trabalho o combate ao antissemitismo.