Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) promove o conhecimento da comunidade universitária do seu novo laboratório de ensino, pesquisa e extensão: Ateliê da Democracia. A iniciativa, que ainda não possui um espaço físico destinado, foi criada no final de 2024 na intenção de contribuir com a produção e difusão de conhecimento acerca da democracia em nosso país.
MPU: Começa período de inscrições para voluntários e banca
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
Sobre o dia 8 de Janeiro
Alusiva aos atos extremistas de vandalismo, invasões e depredação do patrimônio público em Brasília, no ano de 2023, a data ficou marcada como um símbolo de defesa irrestrita à democracia nacional. Na ocasião foram invadidos edifícios do Governo Federal com o objetivo de instigar um golpe militar para a tomada do poder.
“Naquele momento, por pouco nossa frágil democracia não foi destruída em uma tentativa de golpe que, por detalhe, não se consolidou. Portanto, hoje é um dia de defesa, não só pela manutenção da democracia no Brasil, mas da sua permanente ampliação e fortalecimento”, adicionou o professor. Assim, o laboratório e as suas atividades não se consolidam apenas como ações de memória, mas também, se propõem a dar continuidade a permanente luta pela democracia brasileira, “em um momento em que sabemos que ainda existem uma enorme fragilidade e muita dificuldade, sem deixar de buscar que se faça justiça com aqueles que tentam a destruir”, conclui Engelke.
Confira o perfil do laboratório no Instagram para acompanhar as novidades do grupo.