DEZEMBRO LARANJA

Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele atende 150 pessoas

Atendimentos gratuitos foram oferecidos no Ambulatório e Centro Cirúrgico do HU-FURG

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

O balanço do Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele fechou com resultado positivo, com atendimento a 150 pessoas. A ação, que ocorreu no sábado, 7, integra a Campanha de Conscientização, Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Pele, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Rio Grande, a campanha é desenvolvida há quase duas décadas, sempre no início de dezembro, em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Notícias Relacionadas
No HU-FURG, as pessoas passaram por uma triagem e, as que apresentavam sinais sugestivos de câncer de pele, foram encaminhadas para a realização de consulta com dermatologista. No total, foram realizadas 150 consultas no Ambulatório Central, sendo que 92 pessoas receberam aplicações de crioterapia e ouras 28 pessoas passaram cirurgias ambulatoriais (biópsias), feitas ainda no sábado. Outros 24 procedimentos foram agendados e serão realizados até o final de janeiro de 2020. “Os pacientes já reconhecem as lesões que são alvo da campanha e comparecem para o atendimento. Muitos pacientes que não foram atendidos no sábado, pois apresentavam outros problemas dermatológicos (dermatites, psoríase, vitiligo e rosácea), mas foram orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para pedir o encaminhamento”, esclareceu a enfermeira Elaine Miranda Pinheiro.

Todos os atendimentos foram realizados de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS), como enfatiza o professor de Cirurgia e coordenador da equipe cirúrgica, Luciano Zogbi, “é importante salientar que, além das cirurgias feitas, todos esses pacientes foram inseridos no nosso serviço do HU para acompanhamento ambulatorial e tratamento cirúrgico de maior complexidade, conforme o resultado das biópsias realizadas, tudo completamente gratuito”. Lembrando que o número de fichas foi limitado, de acordo com o grupo de profissionais disponíveis para realizar o atendimento, como afirmou o dermatologista e coordenador da Campanha Dezembro Laranja, Fábio Andrade, “o número de fichas a serem atendidas comporta o número de dermatologistas que estão à disposição para fazer o atendimento. Neste ano atendemos 150 fichas, de maneira coerente e resolvendo os problemas apresentados”.

Além dos profissionais da SBD, do HU-FURG e da FURG, participaram dos atendimentos os acadêmicos da Residência Médica e das Ligas de Dermatologia e de Cirurgia. Foram nove consultórios e quatro salas cirúrgicas atendendo simultaneamente, como salienta Zogbi, “operar 28 indivíduos com êxito e qualidade, em uma manhã de sábado, foi possível graças ao trabalho em equipe, principalmente com o apoio da Equipe de Enfermagem e de Serviços do HU. Contamos com quatro salas cirúrgicas simultâneas, que eram completamente higienizadas e trocadas a cada cirurgia”.

 

 

Galeria

Ação do HU-FURG atende 150 pessoas no Dezembro Laranja

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh