RECONHECIMENTO

Mozart Tavares Martins Filho é nomeado para título de Doutor Honoris Causa; titulação acontece na Assembleia Universitária 2024

Durante seus 49 anos de atuação, o servidor contribui ativamente para o aprimoramento da FURG em diversos aspectos

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na manhã desta sexta-feira, 2, durante reunião do Conselho Universitário, foi aprovado por unanimidade a indicação do economista Mozart Tavares Martins Filho para a concessão do título honorífico de Doutor Honoris Causa, por meio da resolução Consun/FURG, nº 30 de 2 de Agosto de 2024 - disponível ao final desta matéria.

De acordo com o Regimento Geral da FURG, o reconhecimento é concedido para distinguir pessoas que tenham contribuído significativamente para o progresso e desenvolvimento da Universidade, região ou país, ou que tenham se destacado em benefício da educação, da ciência, das artes ou da cultura em geral. A cerimônia de titulação acontece durante a Assembleia Universitária 2024, momento que celebra o aniversário de 55 anos da instituição.

Mozart ingressou na FURG em fevereiro de 1975, como auxiliar de serviços, entregando, de bicicleta, documentos e correspondências nos ambientes universitários, que, então, situavam-se em diferentes logradouros do centro de Rio Grande. Assim, facilitava a interação e a comunicação das estruturas organizacionais e das pessoas que integravam a comunidade universitária.

Notícias Relacionadas
Na continuidade da sua carreira, atuou como agente de portaria, agente administrativo auxiliar e agente administrativo. No período de março de 1985 a janeiro de 1986 foi nomeado como Secretário Executivo junto à Divisão de Compras da Superintendência de Administração de Material, vinculada à antiga Sub-reitoria Administrativa (SAM/SRA). Ainda em 1986, passou a ter vínculo como Assistente em Administração. Neste setor, também desempenhou as funções de Chefe do Setor de Pedidos - de 1986 a 1989 - recebendo em 1987 a Menção Honrosa como funcionário destaque na Divisão de Compras, onde desempenhou chefia de 1989 a 1990.

No início da década de 1990 passou a atuar como Superintendente de Administração de Material, função que exerceu até 1997. Em 1992, através de concurso interno, assumiu o cargo de Economista. A partir de 1997, quando da reestruturação da administração superior, passou a atuar na então Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). Nesta unidade, trabalhava com os indicadores da universidade, era responsável pela elaboração do catálogo institucional e também exerceu a função de pesquisador institucional, atuando como interlocutor entre o Ministério da Educação (MEC) e a FURG.

Nesse período também foi indicado como representante da FURG junto a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), no âmbito do Programa de Reequipamento das IFEs e HUs, tornando-se fundamental para que a Universidade fosse beneficiada com o recebimento de inúmeros equipamentos distribuídos entre as Unidades Acadêmicas, Administrativas e Hospital Universitário e, posteriormente, planejou e organizou a capacitação dos usuários. Foi também requisitado pela Coordenação de Informática do MEC para avaliação de contratos de aquisição de equipamentos pela pasta.

Em janeiro de 2005, foi nomeado para exercer o Cargo de Direção de Superintendente de Planejamento, unidade vinculada à antiga Proplan, cargo que ocupou até 2008. Em 2009, com a alteração do regimento e estatuto da FURG, foi nomeado como Pró-reitor de Planejamento e Administração, unidade que passou a agregar algumas das estruturas das antigas Proad e Proplan, tornando-se responsável pela gestão das áreas de materiais, finanças, contábeis, almoxarifado, arquivo, orçamento, avaliação e planejamento, função que desempenhou com excelência até 2021.

Durante os 12 anos em que atuou a frente da Proplad, destacam-se alguns dos inúmeros benefícios que Mozart trouxe à Universidade:

PPI e PDI

Como pró-reitor, Mozart deu início ao processo de revisão do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com o intuito de projetar horizontes mais longos que os quatro anos já estabelecidos nos Planos anteriores. Para a realização do processo, propôs em 2010 a criação do Comitê Assessor de Planejamento (Deliberação Coepea nº 51/2010), com atribuições de elaborar a proposta dos Planos Institucionais, acompanhar e avaliar a sua execução e também construir o Programa de Avaliação Institucional, que previa para o primeiro semestre daquele ano a realização da autoavaliação institucional.

Neste processo, foram constituídas as Comissões Internas de Avaliação e Planejamento (Ciap) em todas as unidades acadêmicas e administrativas. O resultado do processo de planejamento e autoavaliação constituiu um diagnóstico das potencialidades e fragilidades que subsidiaram a revisão do PPI e a projeção de 12 anos do PDI (2011-2022), com a definição de Objetivos e Estratégias, remetendo-se para os Planos de Ação Anuais o detalhamento das metas a serem alcançadas em cada período.

Arquivo Geral

Mozart foi o idealizador e responsável pela proposta de criação do Arquivo Geral da FURG. Este, que é um braço da Proplad, tem a finalidade de implementar, executar, supervisionar e dar apoio às diversas unidades na execução da política arquivística através do Sistema de Arquivos (Siarq/FURG), responsabilizando-se pela normatização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos da Universidade.

FAURG

O economista é parceiro e colaborador permanente das gestões da Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande (Faurg), oferecendo sua expertise, reconhecida disponibilidade e proatividade no auxílio para o estabelecimento de convênios e contratos para captação de recursos que geraram receitas extraorçamentárias para a Universidade.

Reuni

Em 2008, durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Mozart foi agente decisivo no dimensionamento financeiro e implementação dos projetos apresentados ao MEC e MPOG pela FURG, atuando de forma permanente na estruturação e consolidação dos novos campi da Universidade instalados em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Ifes

Em 2019, propôs e coordenou o primeiro encontro na FURG do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).

Laboratórios de Ensino Flutuantes

Mozart esteve à frente do processo de aprovação do projeto e construção de quatro embarcações caracterizadas como laboratórios de ensino flutuantes, para atender às demandas de todas as Universidades que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar, cumprindo assim de forma exemplar e competente a missão do MEC confiada à FURG para realização desse grande projeto até a entrega de todas as embarcações, tendo a FURG recebido o Ciências do Mar I. Este processo de grande relevância nacional teve início em 2014 e conclusão somente em 2020, com a entrega de todas às embarcações previstas.

A partir de 2021, passou a desenvolver suas atribuições como Assessor de Projetos Estratégicos da atual administração superior, trabalhando principalmente nas relações da FURG com a Faurg com a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg). Além disso, Mozart assessora diretamente diversos temas pertinentes à gestão da Universidade.

Para além das atribuições diretamente relacionadas ao cargo, é membro com participação ativa no Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), desde sua criação, em 1994, integrando atualmente o Conselho Deliberativo como representante da Reitoria.

Como membro do Comitê de Gestão, auxilia na apresentação e desenvolvimento de projetos que visam a valorização dos servidores que ingressam na Universidade, bem como daqueles que se aposentam. Em seus quase 50 anos de dedicação, a trajetória do Economista sempre foi caracterizada pelo respeito e admiração pela FURG, disponibilidade permanente, compromisso, competência e liderança nata. Essas qualidades também foram reconhecidas pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, que por meio de Decreto Municipal nº 15.231, de 19 de fevereiro de 2018, admitiu Mozart Tavares Martins Filho na Ordem de Silva Paes no grau de OFICIAL, por reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido na FURG.

Relevância do Saber Tácito

De acordo com o texto de indicação, “A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Economista Mozart Tavares Martins Filho tem importante caráter simbólico, uma vez que reconhece a relevância do saber tácito e explícito da categoria técnico-administrativa em educação para o progresso e o desenvolvimento da universidade brasileira e, consequentemente, da educação, da ciência e da tecnologia. É nos técnicos-administrativos em educação que se encontra a maior parte do repositório de saberes sobre os mecanismos pelos quais as universidades podem propiciar condições plenas e adequadas para a construção e socialização de conhecimento. É nesta categoria que, fundamentalmente, se constrói a ciência da gestão universitária federal no Brasil, fazendo com que este patrimônio da sociedade se constitua cada vez mais como exemplo de integridade, zelo com a coisa pública e responsabilidade com o enfrentamento das injustiças e desigualdades presentes na realidade social concreta”.

O Economista Mozart Tavares Martins Filho é representação fiel deste significado, uma vez que é conhecedor profundo dos mais diversos processos pelos quais a FURG vem se sustentando e se aprimorando do ponto de vista institucional, garantindo sempre a necessária integração entre categorias, setores e pessoas com respeito e afeto. A Assembleia Universitária está marcada para o dia 20 de agosto, no auditório do Cidec-sul.

Resolução Consun/FURG nº 30, de 2 de Agosto de 2024

 

Galeria

Durante seus 49 anos de atuação, o servidor contribui ativamente para o aprimoramento da FURG em diversos aspectos

Hiago Reisdoerfer/Secom